Festival da Sopa da Pedra regressa a Almeirim para promover o tradicional (C/ FOTOS)

31 Agosto 2023, 0:28 Não Por André Azevedo

O Festival da Sopa da Pedra está de regresso ao Parque das Tílias, em Almeirim, até 3 de Setembro. A nona edição do festival regressa com novidades que, segundo o presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, pretendem valorizar o tradicional.

Uma das novidades prende-se com a realização de showcookings por várias confrarias, deixando assim de parte os conceituados chefs, que se apresentaram em edições anteriores do festival. Pedro Ribeiro explicou ao NS que o objectivo é “promover a cozinha tradicional portuguesa”, dando assim palco às confrarias, que fazem grande parte desse trabalho. “A nova cozinha e as novas experiências são importantes, mas é ainda mais importante preservar o tradicional, e esse é um trabalho em que temos investido, especialmente com as certificações como a da sopa da pedra ou da caralhota de Almeirim, que está em processo de ser certificada”, vinca o autarca ao NS. Na quinta-feira, 31 de Agosto, o showcooking fica a cargo da Confraria da Chanfana, na sexta-feira, 1 de Setembro, é a vez da Confraria dos Nabos e Companhia. No fim de semana os showcookings são responsabilidade da Confraria dos Açores, no sábado, 2 de Setembro e da Confraria Gastronómica do Poteiro, no domingo, 3 de Setembro.

A cerimónia de inauguração do certame decorreu na tarde desta quarta-feira, 30 de Setembro, e contou com a presença do grão confrade de Almeirim, Luis Manso, do vice-presidente das Confrarias nacionais, António Cavaco, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos e do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André. O estadista considera que o Festival da Sopa da Pedra reúne três dos principais eixos do desenvolvimento económico, já que considera a sopa da pedra uma homenagem à agricultura, pelos seus ingredientes, e que alia a gastronomia ao turismo. Francisco André deixou ainda a ideia de replicar o festival em países estrangeiros que registem uma grande comunidade portuguesa. Quanto a essa ideia Pedro Ribeiro confessou ao NS que é um objectivo a ser cumprido, já que irá contribuir para a valorização do produto tradicional, já que é uma forma de o promover, não só junto da comunidade portuguesa no estrangeiro, mas também dos próprios estrangeiros. O autarca comparou a ideia à promoção que se faz dos vinhos franceses. “Percorre-se milhares de quilómetros propositadamente para ir à região dos vinhos franceses devido à maneira como são promovidos e da maneira que se faz a comunicação desse produto. Seria uma forma de fazer o mesmo com a sopa da pedra”, explicou Pedro Ribeiro ao NS.

Para além da gastronomia há ainda muita animação musical, com a banda de tributo ao Xutos e Pontapés “PSX – Pra Sempre Xutos”, uma banda da terra que relembra grandes êxitos de Xutos & Pontapés. Ainda nessa semana pode contar com os cantores Miguel Azevedo, no dia 31 de agosto, e Carolina Deslandes, no dia 1 de setembro. No fim de semana, regressa ao festival a banda “Smells like 90’s”, uma banda que nos trás a nostalgia dos anos 90, e a encerrar o certame a banda “Entre Amigos”.

____________________