Coruche promete as melhores noites do Ribatejo com Sons de Verão

12 Junho 2023, 10:40 Não Por Redacção

Coruche recebe de 17 de junho a 15 de julho a edição 2023 dos Sons de Verão que vão ao fim-de-semana animar as noites quentes com uma programação que reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros tão diversificados como jazz e música popular; rhythm and blues e música cubana, passando pela febre de sábado à noite da música disco, pelo funk ou pela world music.

Este ano realizado em sítios distintos e aprazíveis como a Praça d’Água, o Pátio do Museu, o Jardim 25 de Abril, a Avenida do Sorraia ou a Praça da Liberdade, o Sons de Verão quer tornar as noites de Coruche as melhores do Ribatejo.

A 17 de junho, às 22 horas, na Praça d’Água, os irmãos Carlos e Vítor Bacalhau, eternos Príncipes do Ritmo, revivem 40 anos de história e mais de 1200 concertos em palcos de todo o País e até do mundo, mas sempre de regresso a casa, Coruche. Fundada em 1983, a banda, que se estreou num baile no salão nobre da SIC e que editou ainda trabalhos discográficos, tem patente até 18 de junho, na margem direita do Sorraia, a exposição “Príncipes do Ritmo – 40 anos”, inaugurada a 28 de maio por ocasião do 40.º aniversário.

No sábado seguinte, a 24 de junho, a noite é cubana no Pátio do Museu Municipal com o grupo Clave de Son, do maestro Raúl Reyes, formado por músicos cubanos de renome internacional. Dos boleros à salsa; do merengue ao chachachá, o espetáculo contagiante dos Clave de Son promete uma noite imperdível de alegria e de ritmos quentes do Caribe em tributo à música tradicional cubana.

A 1 de julho, terceiro sábado de Sons de Verão, a Praça d’Água recebe às 22 horas o concerto de tributo a Tina Turner “Simply the Best” – uma performance arrebatadora de Ana Paula Cardoso, mais conhecida por Kika, cuja voz encantou Portugal no programa da SIC Factor X, de onde saiu vencedora. Entre álbuns e novos projetos, Kika criou uma banda de tributo à sua diva, Tina Turner, recentemente falecida. Neste espetáculo, já apontado como o melhor tributo a Tina Turner da Península Ibérica, Kika Cardoso é acompanhada pelos músicos Francisco Madeira (teclas/voz), Pedro Ricardo (guitarra), Vítor Machado (baixo) e David Sequeira (bateria).

No domingo seguinte, 2 de julho, pelas 18h30, toma o palco no Jardim 25 de Abril o 003 Jazz Trio – um triunvirato de bateria, contrabaixo e saxofone liderado pelo virtuoso saxofonista português Gonçalo Prazeres. O trio revisita com mestria clássicos do jazz de nomes incontornáveis como John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Dave Brubeck. O concerto do 003 Jazz Trio leva-nos numa viagem sonora imperdível pela história do jazz, de final do século XIX ao princípio do século XX, em Nova Orleães, até aos hits da atualidade.

A 8 de julho, pelas 22 horas, a Avenida do Sorraia é tomada pelos Motherflutters, dos irmãos André (flauta/voz) e Filipe Cameira (guitarra/voz), que nos transportam para uma galáxia de discofunk e pop, movidos por melodias marcantes de flauta e guitarras funky. O power duo português, com formação em Música Clássica e mais de 20 anos de estudo, ensino e trabalho no campo da música clássica, aventura-se como Motherflutters explorando linhas vocais simples de melodias marcantes e ambientes jungle, sugeridos pelo som icónico da flauta. A pop declarada da síntese, a fazer lembrar aquela dos anos ’80, o groove disco e o funk da guitarra elétrica fazem o resto. Impossível não dançar.

A fechar o programa, sobe ao palco da Praça da Liberdade, às 22 horas de 15 de julho, o grupo Rua da Lua, que assume a sua raiz acústica portuguesa, mas com um pé na world music, combinando influências de música tradicional portuguesa, folk, fado, jazz e música de expressão ibérica. A música do mundo da Rua da Lua, constituída por acordeão, guitarra clássica, violino, contrabaixo, programações e percussão, é executada por músicos experientes, com percursos variados e significativos, que embalam o público e o transpõem para uma realidade onírica e imaginativa onde, sob o misticismo lunar de Coruche, sonhar é apenas o começo.

____________________