CDU apresenta 150 propostas ao Orçamento Municipal de Coruche

9 Novembro 2022, 9:01 Não Por Redacção

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Coruche, Carlos Peseiro e Valter Jerónimo apresentaram à liderança socialista da Câmara Municipal de Coruche um conjunto de 150 propostas ao Orçamento Municipal para 2023.

Todas as propostas são exequíveis e nada acima das possibilidades da Câmara Municipal de Coruche (CMC)”, começa por defender Valter Jerómino, que acrescenta ainda que as propostas apresentadas, em áreas tão distintas como os impostos municipais, educação, acção social, rede viária ou protecção civil, entre outras, são “ambiciosas e alcançáveis, elencando na capacidade da autarquia, na procura da satisfação, nos anseios e necessidades das populações”.

Não tendo como objectivo ser uma “força de bloqueio”, a CDU entende que nos últimos 20 anos de liderança do Partido Socialista na Câmara Municipal de Coruche, houve “muita propaganda e pouca concretização”, pelo que são necessárias medidas que a curto e médio prazo dêem resposta às necessidades do concelho de Coruche.

Para a CDU, ”o Concelho de Coruche continua a assistir à diminuição da sua população activa e jovem, com escasso investimento do Governo do Partido Socialista, poucas soluções concretas e sustentáveis para construir o futuro”, pelo que entendem que as suas medidas sustentam as medidas necessárias à reversão deste estado.

À cabeça das medidas apresentadas pela CDU estão os impostos. A proposta da CDU pretende reduzir o IMI para 0,3%, bem como uma redução na tarifa dos resíduos sólidos urbanos para o ano 2023.
Os restantes, IRS, Derrama, água e saneamento a proposta da CDU pretende manter os valores de 2022.

Na área da Educação, a proposta de Orçamento Municipal para Coruche, contempla a elaboração do projecto para a construção de uma Creche e Jardim de Infância na Zona Industrial do Monte da Barca e a reabilitação do Centro Materno, Infantil e Cultural do Couço.

Para o ano lectivo 2023/2024, a CDU gostaria de distribuir aos alunos um Kit de material escolar, didáctico e de desgaste, que abrangesse os frequentadores das Creches Municipais, Pré-Escolar e Ensino Básico.

Urgente para a CDU, na área social, é a construção do edifício Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) na Fajarda, bem como a elaboração de uma nova ERPI no Couço.
Na proposta apresentada os vereadores pretendem também ver revisto o Programa Municipal de Apoio à Melhoria do Conforto Habitacional e a celebração de Protocolos com a Segurança Social para alargamento da Rede Concelhia de Apoio Domiciliário, a fim de garantir o aumento da capacidade de resposta às necessidades de cada Freguesia.

A CDU pretende também aumentar o valor das bolsas de estudo, mantendo as 60, mas a um valor de 220 euros / mês.

A habitação é outra das preocupações de Carlos Peseiro e Valter Jerónimo, que entendem que o Município deverá apostar na habitação com destino a jovens e às famílias. A construção do edifício multifamiliar, situado na Rua Júlio Maria de Sousa e adquirir o edifício na Quinta das Baleias para a criação de bolsas de habitação, de iniciativa municipal, com condições especiais de arrendamento para os jovens, que permita, a sua fixação no concelho são as suas apostas, à qual acrescentam a revisão do Regulamento do Programa “Casas com Gente”, “para uma maior abrangência dos apoios à aquisição ou arrendamento”

Os vereadores da CDU pretendem também ver concluída a actualização do Plano Director Municipal (PDM).

 Na área urbanística, a CDU tem também um conjunto de propostas para o ano 2023, bem como para o ano seguinte.
A requalificação do Largo Porto João Felício, a requalificação do Cento Social de Santana do Mato, a construção da ponte pedonal a nascente do Rio Sorraia, a construção de instalações sanitárias na Praça 25 de Abril e a reabilitação do edificado do Bairro da Liberdade e do Bairro 23 de Junho no Couço, a Urbanização do Loteamento Municipal do Biscainho e de Santana do Mato, são as medidas mais urgentes da CDU para 2023.

Nesta área a CDU quer ainda que seja colocada iluminação pública na ciclovia Montinho do Brito – Erra.

Na área cultural, a grande aposta da CDU é a elaboração de um projecto para Auditório, Escola de Música e de Artes em Coruche, a que acrescenta também a construção do Centro Interpretativo da Resistência ao Fascismo, que incluísse também a construção de um Auditório no Couço, bem como o arranque para o Núcleo Museológico da Casa Tradicional na Erra.

No desporto e lazer, a maior necessidade identificada pela CDU é a realização de um conjunto de investimentos no Pavilhão Desportivo Municipal em Coruche, como a instalação de um sistema de climatização.
Colocar coberturas no ringue e elaborar o projecto para um novo Pavilhão Desportivo Municipal que corresponda às exigências de eventos desportivos de alta competição, são outras das medidas apresentadas, a que estes fazem também acrescer a requalificação dos Parques Infantis, da Pista de Pesca Desportiva e Parque de Merendas no Couço e a reconstrução de balneários no campo de futebol do Sporting Clube Santanense.

No plano da protecção civil e segurança os vereadores eleitos pela CDU destacam a necessidade de apoio para a formação/treino especializado para bombeiros e a criação de Escola de Formação, assim como o recrutamento de Bombeiros profissionais para reforço de efectivos do Corpo de Bombeiros.

No sector económico e turístico, a CDU aposta na apresentação de uma Feira de Actividades Económicas, com objectivo de divulgar e dinamizar as potencialidades do Concelho, reforçando as condições do Parque de Auto Caravanismo e a criação de um Parque de Campismo.

Outro dos sectores onde a CDU apresentou um conjunto de propostas está directamente relacionado com os trabalhadores municipais, pretendendo estes os funcionários vejam valorizadas as carreiras e salários, bem como a adopção de princípios de cooperação com as suas estruturas representativas.

A área que reúne maior número de propostas apresentadas é a rede viária e os arruamentos, com a CDU a apresentar 40 intenções de realização de infraestruturações de ruas e arruamentos em todo o concelho de Coruche.

Além destas medidas a CDU apresenta ainda um conjunto de medidas vastas, como o estudo de viabilização do sistema PAYT na recolha de resíduos (assente no conceito do poluidor pagador), a alteração do circuito de transportes urbanos (mais flexível e apetecível aos utilizadores), a simplificação do apoio às entidades desportivas e culturais, o combate regular à praga dos jacintos no rio Sorraia, a reformulação do gabinete de apoio aos agentes económicos, a construção do Centro Interpretativo da Herdade dos Concelhos e a requalificação das Encontas da Quina do Lago e envolvente da Calçadinha, a pintura do Pavilhão Desportivo Municipal e a construção de um segundo campo de padel e cobertura na infraestrutura desportiva.

A CDU deixa ainda um conjunto de recomendações ao executivo de “diligências institucionais junto da Administração Central”, com o objectivo de reivindicar acções necessárias para o concelho, como a travessia do Vale do Sorraia (IC10 e IC13), requalificação da EN251, reforço dos meios de efectivos e de instalações da GNR, a criação do SUB de Coruche e a reposição das freguesias.

As medidas apresentadas pela CDU têm um impacto de 16 Milhões de euros no Orçamento de 2023, que estes consideram “exequíveis e importantes para o concelho”, sendo que é importante que as mesmas venham a sair do papel, pois algumas estão já há mais de dez anos incluídas nas rubricas orçamentais, sem que tenham visto a sua execução confirmada.

Valter Jerónimo revelou ainda que caso o executivo PS venha a incluir 75%, ou mais, das propostas apresentadas pela CDU no Orçamento Municipal a sua bancada irá votar favoravelmente.
Caso a aceitação das propostas esteja entre os 50 e 75% os vereadores da CDU optarão pela abstenção e abaixo disso votação contra o documento apresentado á votação.

____________________