União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra apresenta até final do ano processo de separação das freguesias

29 Outubro 2022, 14:38 Não Por João Dinis

A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra conta apresentar até final do ano a proposta de desagregação das freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, “concluindo um processo que está em curso desde o início do ano”, anuncia a Assembleia de Freguesias da União de Freguesias, criada em 2013.

A União de Freguesias refere ainda que tem trabalhado com a Câmara e Assembleia Municipal de Coruche, onde conta apresentar os meses de Novembro e Dezembro a proposta para a reposição de freguesias, no cumprimento do procedimento especial criado para o efeito. “Todos estes esforços procuram assegurar que a proposta de desagregação de freguesias seja enviada para a Assembleia da República nos prazos definidos, onde se iniciará a derradeira fase deste processo”, referem os autarcas.

A União de Freguesias salienta ainda quem tem estado a elaborar um vasto trabalho de recolha de informações e documentos, “assim como a elaboração de um conjunto de documentação técnica complementar que acompanhará a proposta”, que inclui um relatório financeiro que demonstre a viabilidade económica-financeira das novas freguesias, bem como o inventário dos bens a serem afectos às novas freguesias.

 Os autarcas do PS que gerem a União de Freguesias, refutam ainda as acusações da CDU, garantindo que este é um processo que está a ser gerido de “modo sério e rigoroso”, pois para a efectivação da separação das freguesias é necessário existir “rigor técnico e pleno cumprimento de todas as exigências da Lei das Freguesias”.

“Está por isso a União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra em articulação com a Assembleia e Câmara Municipal a desenvolver todos os esforços para que o processo de desagregação da União de Freguesias, seja viabilizado na Assembleia da República e para que a vontade das populações das Freguesias de Coruche, da Freguesia da Fajarda e da Freguesia da Erra seja de uma vez por todas respeitadas”, concluem.

_________________

____________________