Opinião – Pais e Crianças

29 Setembro 2022, 17:04 Não Por Redacção

Deu-se início a um novo ano letivo, momento de importância extrema para as Comunidades Escolares e para todo os país, pois a Educação das nossas crianças e jovens é uma das pedras basilares de uma Sociedade Democrática.

Garantir às crianças, aos adolescentes e aos jovens que cresçam saudáveis, felizes com curiosidade e respeito pelo mundo que os rodeia, é um direito de todos e de cada um.

Participar, apoiar e viver o crescimento de uma criança pressupõe ter direito a estabilidade familiar onde os pais tenham um salário digno, um vínculo laboral permanente com horários de trabalho regulados sem abusos do trabalho nocturno, por turnos e aos fins de semana, pois as crianças precisam de tempo para brincar, para conviver com a família e amigos para estar ao ar livre, brincar é estruturante no seu crescimento e é essencialmente, UM DIREITO!

Pressupõe de igual modo, ter direito a acesso a habitação condigna, a creches gratuitas com equipamentos de qualidade e vaga garantida; a Serviços de Saúde Primários que incluam pediatria, psicologia, oftalmologia, saúde oral e nutrição.

Pressupõe, igualmente, o direito a uma Escola Pública de qualidade, valorizada, próxima e motivadora, com reforços pedagógicos para recuperar aprendizagens, nomeadamente no ensino especial, onde a cultura e o desporto estejam acessíveis a todos.

A Revolução de Abril, trouxe às crianças e às famílias, sobretudo às mulheres, novos direitos, porém, não podemos ignorar que quase 23% das crianças e jovens até aos 18 anos vivem em risco de pobreza e exclusão social.

Para uma criança, a pobreza é mais do que a privação de bens materiais : acarreta dificuldades no acesso à saúde, à educação, à cultura, à habitação de qualidade, a uma alimentação saudável, a  uma vida digna e mais do que isso retira-lhe a ESPERANÇA!

Neste início de ano letivo, saudamos toda a Comunidade Escolar do nosso Concelho (Coruche) de modo particular, os Professores, desejando que o mesmo culmine com o cumprimento de todos os objetivos propostos, na certeza de que estarão a dar um NOVO ROSTO AO FUTURO!

________________

_____________________

_____________________