Elevado número de casos leva DGS a emitir recomendações para a Páscoa

13 Abril 2022, 12:04 Não Por Redacção

Graça Freitas, Directora Geral de Saúde, realizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa, onde deixou algumas recomendações à população, tendo em conta o transmissibilidade “muito elevada” da Covid-19, apesar de a tendência geral decrescente e de o R(t) ser inferior a 1.

“A pandemia mantém-se em Portugal” e só na última semana foram reportados cerca de 60 mil casos de covid, número que ainda é elevado, salientou a responsável da DGS, que recomendou que espaços fechados continuem a ser arejados e recomendou o uso de máscara em convívios, especialmente quando há “contacto com pessoas mais vulneráveis”.

As “grandes recomendações” passam ainda pelo isolamento dos doentes infectados e pela realização de testes para “a participação em convívios mais alargados”.

Graça Freitas adverte que “estamos longe de um verão descontraído e seguro” e que é necessário “continuar a vigilância epidemiológica e recomendar as medidas de protecção individual”.

O Governo prolongou esta terça-feira a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 22 de Abril. A situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Protecção Civil, terminava no próximo dia 18.
“Foi aprovada a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da pandemia da doença covid-19, até às 23:59 do dia 22 de Abril de 2022”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Segundo o Governo, a resolução “mantém inalteradas as medidas actualmente em vigor”.


Redacção com Sapo.pt

_________________

____________________