Alunos de Escolas do Vale do Sorraia envolvidos em projecto ambiental

25 Julho 2021, 16:05 Não Por Redacção

Mais de 100 alunos de cinco escolas do Vale do Sorraia, dos concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos e Coruche estiveram envolvidos no projecto “Vamos Cuidar do Planeta”, que chegou ao fim e deixa diversas acções que marcaram os últimos dois anos dos alunos e deixou diverso trabalho preparado para o futuro.

O projecto foi levado a cabo pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), e ao longo de dois anos de vigência, formou 180 professores e 3 800 alunos, contou com 17 Conferências Escolares, quatro Conferências Regionais e uma Conferência Nacional, tendo a participação de 20 municípios e 10 parcerias directas com o projecto.

Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens no seguimento dos dois anos de preparação e formação, que teve o seu ponto alto na Conferência Nacional de Jovens da qual resultou a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político, começam agora a apresentar os primeiros resultados.

De acordo com a ASPEA, a Carta que reflecte as preocupações ambientas de mais de 3.800 alunos do ensino básico da rede Vamos Cuidar do Planeta, fruto de um trabalho exaustivo durante o ano lectivo 2020/2021, tendo sido elaborada num processo de participação colaborativa entre os delegados à Conferência Nacional “Vamos Cuidar do Planeta”.

A ASPEA destaca ainda três importantes trabalhos desenvolvidos, nomeadamente:

  1. O projecto de resolução já apresentado pela deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que visa conseguir um reforço dos incentivos à aquisição de velocípedes com ou sem assistência eléctrica para deslocações urbanas e suburbanas.

    2. A recepção da Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político pelo PAN, na Assembleia da República. Esta recepção teve como momentos altos em primeiro lugar a apresentação dos projectos das escolas que estiveram presentes, entrega e apresentação da Carta e como momento final, aguarda-se do PAN uma palavra sobre o seguimento que esperam dar aos projectos e apelos deixados pelos jovens, e quais as iniciativas legislativas contam poder apresentar.

    3. A comunicação recebida pelo Gabinete do Sr. Presidente da Assembleia da República, onde informou que a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução”, foi levada ao conhecimento de todos os Grupos Parlamentares, Deputados Únicos Representantes de Partidos e Deputadas Não Inscritas, da Assembleia da República. Da qual se espera agora uma acção concreta de cada Grupo Parlamentar e idealmente a apresentação de iniciativas legislativas que respondam às preocupações dos jovens manifestadas na Carta.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, admite que os primeiros resultados que o trabalho destes jovens começa a apresentar é um reforço positivo, para que eles possam continuar motivados e empenhados nas suas preocupações ambientais, e na sua luta por encontrar soluções. É igualmente importante, na medida em que pode motivar outros jovens e outras escolas a participar, e a envolverem-se mais em projectos desta natureza. Com o objectivo último de alargar a rede “Vamos Cuidar do Planeta” a mais escolas a nível nacional, para que em conjunto se possam encontrar soluções e medidas para um combate mais eficaz à crise climática que estamos a viver.

Joaquim Ramos Pinto gostaria de ver contempladas algumas das propostas dos jovens nas propostas políticas dos candidatos às eleições autárquicas de 2021, como forma de reconhecer o papel dos jovens nos processos de decisão e enquadrar a voz dos jovens como parte da solução.

_________________

____________________