
Campeonato Nacional de Motocross 2025 arranca este fim de semana no Granho
21 Fevereiro 2025, 8:35O Campeonato Nacional de Motocross 2025 tem o seu pontapé de saída este fim de semana no Crossódromo do Granho, concelho de Salvaterra de Magos, prometendo muita emoção em todas as classes. Com um total de 113 pilotos inscritos, a competição deste ano apresenta várias novidades, destacando-se um número recorde de 35 pilotos na categoria MX65, reservada aos jovens entre os 8 e 12 anos.
Tal como na edição anterior, o evento será organizado pelo Grupo Motard Moto Pampas. O sábado estará reservado para os treinos cronometrados e mangas de qualificação, enquanto no domingo a competição começa cedo, com os warm-ups das 8h30 às 9h55, seguidos das primeiras mangas: MX85 às 10h20 e MX65 às 10h55. Depois da pausa para almoço, a partir das 12h40, decorrem as mangas principais, incluindo as de MX2/MX125 Júnior, MX1/Veteranos e as segundas mangas de MX85 e MX65.
A classe MX1 volta a contar com a presença dos pilotos Veteranos, cuja idade mínima foi elevada para 40 anos. Com quase três dezenas de pilotos inscritos, destacam-se nomes como o Campeão Nacional em título, Luís Outeiro (Yamaha), acompanhado por Paulo Alberto e Afonso Gomes (ambos em Yamaha), André Sérgio (Beta) e o espanhol Xurxo Prol (Husqvarna), que marca o regresso da equipa GugaMX à competição. Também se assinala a subida de categoria de Pedro Rino e Francisco Salgueiro Jr., assim como o retorno de Ruben Luís após uma longa ausência.
A classe MX2, que conta com 27 inscritos, permite este ano a inclusão de motos de 250 cc a dois tempos, sendo que estas também podem competir em MX1. Entre os favoritos estão Sandro Lobo (Yamaha), atual campeão, Martim Espinho (KTM), Abel Carreiro (Husqvarna), Gonçalo Cardoso (Husqvarna), Alex Almeida (Yamaha), Martim Palma (Yamaha) e Tomás Santos, Campeão de MX125 Júnior, que irá competir com a nova Triumph TFX250. Destaca-se ainda a promoção de jovens como Rafael Leonardo (Vice-Campeão de MX85) e Simão Severino. Infelizmente, Bernardo Caiado, também previsto para esta classe, está ausente devido a lesão.
A classe MX85 conta com 22 inscritos, incluindo o Campeão Duarte Pinto (KTM), Gustavo Pitschieller (KTM) e Francisco Porto Nunes (Yamaha). Também estreiam-se Francisco Fernandes (Yamaha) e Guilherme Gomes (KTM), víndos da MX65.
Na categoria MX65, que bate um recorde com 35 pilotos inscritos, a competição promete ser renhida entre nomes como Salvador Campino, Martim Agostinho e Isaac Santos, que enfrentarão a nova geração proveniente das 50 cc, incluindo Edgar Salustiano e Lucas Araújo.
Com uma grelha de partida bem composta e um alinhamento competitivo em todas as categorias, o Campeonato Nacional de Motocross 2025 promete um arranque emocionante este fim de semana no Granho, consolidando-se como uma das principais competições do motocross nacional.