Jogos do Casa Pia contribuíram com 667 mil euros para a economia local de Rio Maior (com fotos)
22 Janeiro 2025, 15:35Os jogos caseiros da equipa de futebol sénior do Casa Pia, que milita na Liga Portugal e que na época 23/24 teve casa no Estádio Municipal de Rio Maior, tiveram um impacto direto na economia local riomaiorense com a injeção de 667.435,58€, segundo um estudo apresentado pelo clube na manhã de quarta feira 22 de janeiro.
O estudo, realizado em parceria com a DESMOR e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, apresentou os resultados da época 2023/2024 em termos de impacto direto na economia local do concelho, através de inquéritos após a realização dos jogos caseiros dos Gansos, utilizando uma amostra de adeptos não residentes no concelho. Por cada jogo, o estudo indica que entraram mais de 39 mil euros, significando que em média cada pessoa gastou 22,45€.
“De agosto de 2023 a abril de 2024, proveniente fora do concelho de Rio Maior, por mês entraram na economia local 79.159,51€”, refere o documento.
Refeições e bebidas foram os produtos mais adquiridos pelos adeptos, que gastaram 354 mil euros, seguindo-se o combustível que representou uma injeção de cerca de 214 mil euros.
Para que o Estádio Municipal de Rio Maior tivesse condições de receber os jogos do principal escalão do futebol nacional foi necessário um investimento de 823 mil euros, com a DESMOR a suportar 373 mil euros desse valor. O estudo apresenta que em termos de retorno, cada euro investido pela empresa gerou 2,58€.
O estudo apresentou também dados relativos às assistências, com os embates do Casa Pia frente a Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto a registarem 99% de ocupação dos lugares. Sporting Clube de Braga e Vitória Sport Clube foram as equipas para lá dos chamados “três grandes” a registar melhor assistência com 60% e 55% respetivamente. Durante a época a média de ocupação foi de 38%.
Mais de metade dos espetadores nos jogos do Casa Pia era residentes em Rio Maior, registando-se 47% de espetadores vindos de fora. Deste número, 61% são de concelhos que distam até 40km de Rio Maior, e 39% de concelhos a maior distância.
Para além dos resultados foram ainda apresentadas quatro recomendações para melhorar na época atual, como criar métodos de crosselling vendendo o bilhete para o jogo em conjunto com o acesso a um serviço, restaurante, atrações adicionais ou eventos culturais; reforçar a comunicação dos eventos junto dos Órgãos de Comunicação Social; Aplicar um plano de comunicação para aumentar o número de espectadores de fora do concelho e realizar avaliações dos impactos não tangíveis junto dos residentes.