Vinho uniu Lezíria em noite de passagem de testemunho ao Alentejo (com Fotos)
19 Janeiro 2025, 10:08O novíssimo IVV – Imóvel de Valências Variadas, em Almeirim, um moderno equipamento da cidade de Almeirim, que tem capacidade para acolher grandes eventos na região, recebeu na noite deste sábado, 18 de janeiro, a Gala de Encerramento da Cidade do Vinho 2024, título que foi partilhado pelos concelhos de Almeirim, Alpairça, Cartaxo e Santarém.
Com vários autarcas presentes, os quatro que em 2024 fizeram do vinho a bandeira de toda uma região, destacaram mesmo esse facto, de que “unidos conseguimos fazer mais”.
Pedro Ribeiro (Almeirim), Sónia Sanfona (Alpiarça), João Heitor (Cartaxo) e Manuel Afonso (Santarém), enalteceram a iniciativa, que durante um ano deu a conhecer a muitos os produtos, artes, saberes e sabores dos seus concelhos, mas também de toda uma região que se envolveu num evento serviu de mote para que o vinho e o enoturismo sejam uma clara aposta da Lezíria do Tejo.
Os quatro destacaram ainda o papel de Nuno Russo, antigo vereador da Câmara Municipal de Santarém, na organização e dinamização do evento, recebendo este uma das maiores ovações da noite.
Para Luís António Encarnação, Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), o evento na Lezíria do Tejo correu de forma “extraordinária”, sendo de enaltecer todos os eventos que se foram realizando ao longo do ano em cada um dos quatro concelhos que compuseram a Capital do Vinho.
Este protocolo prevê ações conjuntas de sensibilização e divulgação ligadas aos territórios vinhateiros, olivícolas e corticeiros de Portugal, além da realização de seminários e eventos formativos dedicados às temáticas do mundo rural.
A Gala contou com ainda com a assinatura de um protocolo entre a AMPV e a SEDES, que tem como principal objetivo o estreitar relações entre as duas entidades, que podem assim encontrar novos caminhos para o setor vitivinícola português.
Antecedida de um beberete, onde foram servidos produtos tradicionais de Almeirim, a Gala contou ainda com momentos lúdicos e musicais, terminando com a simbólica passagem de testemunho à Cidade do Vinho 2025, título que será partilhado pelos municípios de Serra d’Ossa – Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.