Dançarém inicia atividades em 2025 com Baile Tradicional
16 Janeiro 2025, 9:34A Associação Dançarém dá início às suas atividades mensais de 2025 no próximo dia 25 de janeiro, com um Baile de Danças Tradicionais do Mundo no Centro Cultural e Recreativo de Fontainhas e Graínho, em Santarém.
O evento começa às 18h00, com uma oficina de danças tradicionais, reforçando a parceria entre o Dançarém e o Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas. Este momento promete troca de saberes: cada grupo irá ensinar e aprender danças do outro. Entre os desafios colocados: que novas danças irão integrar o repertório do Dançarém? E será que o Rancho ainda se lembra dos passos ensinados anteriormente?
Após o jantar, a festa continua às 22h00, com um baile animado pela estreia da banda BALDIO, um novo projeto de Baile Folk nascido na primavera de 2024.
BALDIO é composto por músicos talentosos e com experiências diversificadas:
- Sofia Camacho (voz, ukulele, baglama/saz e percussões), natural de Lisboa, traz 15 anos de experiência como vocalista e uma recente paixão pelas danças Folk, que abraçou em 2022.
- Diego Swallow (violino e viola de arco), brasileiro, é um músico versátil com passagens por orquestras e projetos de música popular no Brasil, Uruguai e Portugal, tendo colaborado com nomes como Pinchas Zukerman e Nelson Freire.
- Tiago da Neta (voz, viola braguesa, bandolim, guitarra portuguesa e guitarra clássica), natural de Santarém, é um compositor e multi-instrumentista conhecido por colaborações com artistas como Né Ladeiras e Pedro Caldeira Cabral.
A Associação Dançarém, fundada em Santarém, promove as tradições do Ribatejo, de Portugal e do mundo através da dança. Para além dos seus eventos mensais, organiza aulas regulares em Santarém e o festival de verão “Dançarão”, na Ortiga (Mação).