25 de Abril em Coruche celebrado com três inaugurações e muita cultura

13 Abril 2023, 23:00 Não Por Redacção

A programação do Município de Coruche para celebrar os 49 anos do 25 de Abril contempla este ano vários momentos culturais e três inaugurações.

As comemorações iniciam-se já a 16 de abril, com a inauguração da exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade”, que ficará patente até 14 de maio, Galeria do Mercado Municipal. Esta exposição presta tributo ao movimento coletivo de construção da democracia local, aludindo a lugares e à realidade do Concelho. Da revolução dos cravos às primeiras eleições democráticas locais (1974- 1976), passando pela criação das freguesias em 1984 e culminando na consolidação do poder local em 1986, particularmente em Coruche, a mostra afirma mais do que apenas o estabelecimento do poder local como uma das transformações de maior impacto produzidas na sociedade portuguesa após o 25 de Abril de 1974.

Apresentando-nos uma trajetória de dois momentos desse processo, a exposição comemorativa abarca, por um lado, o surgimento da comissão administrativa local (1974 a 1977), as eleições municipais de 1976 e a tomada de posse do primeiro mandato democrático. Por outro, centra atenções em todo o processo democrático e eleitoral de cidadania no município de Coruche. O poder local democrático tal como hoje existe em Portugal surge apenas em 1976, consagrado na Constituição da República Portuguesa, aprovada a 2 de Abril desse ano nas primeiras eleições livres. Hoje, é um dado adquirido que a qualidade da vida quotidiana depende e beneficia da gestão municipal conduzida por órgãos autárquicos democraticamente eleitos.

Ainda no dia 16 terá lugar, pelas 17 horas, o concerto da Sociedade de Instrução Coruchense (SIC), no Pavilhão Multiusos de Coruche.

No dia 23 o FIFCA Portugal- Festival Internacional de Folclore Culturas e Artes traz o mundo a Coruche com a presença de de três grupos de Portugal (Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, do município da Sertã) e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia.

A 24 de abril é o músico, produtor e compositor Davide Zaccaria, diplomado em Violoncelo e Guitarra, a trazer ao Pátio do Museu Municipal o concerto “Por Terras do Zeca”, que redunda de álbum homónimo lançado em 2007 com Dulce Pontes, Filipa Pais, Lúcia Moniz e Uxia, dando voz aos temas de Zeca Afonso, arranjados pelo músico italiano, radicado em Portugal há longa data.
Pela meia-noite de dia 24 de Abril, um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício na frente ribeirinha do Parque do Sorraia.

Por fim, o dia 25 de Abril é marcado desde logo, às 10 horas, pela cerimónia do hastear da bandeira nacional, seguindo-se a sessão solene das comemorações, conduzida por Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche e Berta Lopes, Presidente da Assembleia Municipal de Coruche.
Após a apresentação de cumprimentos à mostra associativa presente, as cerimónias prosseguem com três inaugurações, os arranjos exteriores e ordenamento da entrada da EB 2/3 Dr. Armando Lizardo, o Núcleo Escolar da Erra, em Vila Nova da Erra, e a reabilitação do edificado e requalificação paisagística do espaço envolvente do Bairro 23 de Junho, no Couço.

________________

_____________________

_____________________