Zona Ribeirinha de Samora Correia com mural de arte urbana

6 Setembro 2021, 16:45 Não Por Redacção

Inserido na da Programação em Rede da Lezíria do Tejo, decorreu na passada semana na zona ribeirinha de Samora Correia, uma residência artística em Arte Urbana orientada pelo artista BIGOD, pseudónimo artístico de João Domingos, que no final deixou um trabalho recheado de simbolismo na cidade de Samora Correia.


A residência realizou-se no Palácio do Infantado e centrou-se em temas tradcionais da cultura ribatejana, que ficou plasmado numa parede do jardim da zona ribeirinha de Samora Correia, junto ao Rio Almansor.

No trabalho participaram seis jovens artistas, que no final demonstraram o seu contentamento com a participação neste projecto artístico, bem como poderá ser interessante e importante para os seus percursos formativos, alguns dos quais ligados ao design.

O painel fica agora à disposição da população da cidade de Samora Correia e de todos os visitantes que demandem o interessante e fresco espaço do jardim da zona ribeirinha.

No âmbito da Programação em Rede da Lezíria do Tejo, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, decorrem nos próximos dias várias propostas, com destaque para o dia 11 de Setembro, sábado, em que vão decorrer várias iniciativas nos concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo.

Pelas 10.30 horas, na Praça da República de Salvaterra de Magos, a Associação Aqui Há Gato volta a apresentar o espetácculo destinado ao público mais novo: “Tejo, Por um Fio”, um projecto centrado nas preocupações ambientais.

Antes, porém, decorrerão diversas residências artísticas: de arte urbana em Aveiras de Cima, onde mais uma vez o artista Bigod, vai trabalhar com cerca de dez jovens nos caminhos da arte do stencil; de Estátuas Humanas em Marinhais dirigida pelos Quideia e de Dança Contemporânea no Cartaxo, sob orientação coreográfica de Encarnação Noronha e produção da ADEC – Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano.

Os trabalhos resultantes destas residências serão apresentados: O mural de Arte Urbana, no dia 11 de Setembro, às 10.30 horas, no Largo da República, em Aveiras de Cima; As Estátuas Humanas, no Mercado da Cultura de Salvaterra de Magos; e o espetáculo Dançar com… Vindimas, na Praça 15 de Dezembro, no Cartaxo.


Fotografia: Direitos Reservados