Votação antecipada no Vale do Sorraia decorreu com normalidade

17 Janeiro 2021, 23:09 Não Por João Dinis

Decorreu este domingo, 17 de Janeiro, a votação antecipada para as eleições presidenciais, com 1.218 pessoas inscritas nos concelhos do Vale do Sorraia a exercerem o seu direito de voto, escolhendo assim o seu candidato para a Presidência da República.


Em cada concelho do Vale do Sorraia estava à disposição dos eleitores antecipadamente inscritos, uma urna, que permitiu assim que 601 eleitores votassem em Benavente, 367 em Salvaterra de Magos, 189 em Coruche e 61 em Mora, número de votantes inscritos e conforme anunciado pela  Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.


O processo era bastante simples, e tendo em conta as regras impostas pela pandemia, até bastante célere.
Cada pessoa teria que aguardar no exterior do espaço da votação e depois de entrar e identificar-se era-lhe dado o boletim de voto com dois envelopes que eram depois selados, de modo a garantir a confidencialidade do seu voto.

Após terminar a votação ao espaço era devidamente desinfectado, num processo que se repetiu ininterruptamente.

Nos concelhos do Vale do Sorraia não se registaram grandes constrangimentos no processo de votação, ainda que possam ter existido momentos de maior afluência, mas que face ao reduzido número de votantes, comparando com as grandes cidades, permitiu que o processo decorresse normalmente.

Os votos serão agora separados e enviados para as freguesias de cada eleitor, uma vez que esta votação permitia que qualquer pessoa pudesse votar em qualquer um dos 308 concelhos do país, sendo aí contabilizados.

________________

_____________________

_____________________