Os seniores masculinos do Vitória Clube de Santarém alcançaram no passado sábado a primeira vitória no regresso ao Campeonato Nacional da III Divisão de futsal na época 2025/26.
A jogar diante do seu público na Nave Municipal, a formação orientada por Pedro Mesquita impôs-se ao CD Escola D. João I, da Associação de Futebol de Setúbal, por 8-5, num jogo intenso e sempre emotivo. A equipa da casa demonstrou superioridade durante grande parte do encontro e chegou ao intervalo a vencer por 3-2, embora o adversário ainda tenha reduzido mesmo em cima do apito para o descanso, o que trouxe alguma incerteza para a segunda parte.
O reatamento trouxe sucessivas mudanças no marcador, porém a eficácia dos escalabitanos falou mais alto e o resultado final acabou por premiar a ambição dos anfitriões, que somaram três pontos importantes neste arranque de campanha. Manuel Mesquita foi o grande destaque ao apontar um hat-trick, enquanto Vinícius Lé bisou e Carlos Bernardino, Pedro Mesquita e Luís Menino também inscreveram o nome na lista de marcadores.
O próximo encontro está marcado para sábado às 19 horas, em Ponte de Sor, contra o GCRD Domingão.
Também em grande plano seguem as Sub-19 femininas do Vitória Clube de Santarém, que ocupam o segundo lugar da sua série no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, a principal competição portuguesa do escalão júnior. No domingo, as comandadas por Ana Matias rubricaram nova exibição convincente e venceram o SCU Torreense por 4-1 em Santarém.
O feito ganha ainda maior destaque tendo em conta que apenas duas atletas da equipa apresentam idade correspondente ao escalão. Com três vitórias em quatro jornadas, o conjunto escalabitano apenas cedeu frente ao Sporting Clube de Portugal num duelo em que chegou a estar a vencer por 3-0 já no segundo tempo.
O fim de semana de 15 e 16 de novembro trouxe ainda mais motivos de celebração para o futsal vitoriano. Nos juvenis masculinos, o Vitória Clube de Santarém goleou o CR Casal do Grilo por expressivos 20-0, com Henrique Rodrigues em grande forma ao apontar cinco golos e Gabriel Falcão, Nazar Filiuk e Emanuel Tavares a contribuírem com três cada um.
Nos infantis azuis, triunfo por 16-1 diante do mesmo adversário, com Gonçalo Simões em destaque ao marcar seis golos.
As juniores femininas repetiram o sucesso das Sub-19 e bateram o SCU Torreense por 4-1. Já os iniciados brancos superaram a Juventude Ouriense por 7-2.
A única derrota do fim de semana registou-se nos juniores masculinos, que perderam por 3-1 na receção ao Laranja Mecânica FC.






