Vinho da Talha de Cabeção é ex-libris e Prova do Vinho Novo é evento de destaque (com Fotos)

28 Janeiro 2023, 8:59 Não Por João Dinis

Realizou-se na noite desta sexta-feira, 27 de Janeiro, na Casa do Povo de Cabeção, a cerimónia de abertura e entrega de prémios da vigésima sexta edição da Prova do Vinho Novo de Cabeção, que celebrou também o Vinho da Talha de Cabeção como ex-libris do concelho e um dos produtos de destaque do concelho de Mora.

Com a sala completamente lotada e na presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, do Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Luís Dias, do Executivo Municipal de Mora, liderado por Paula Chuço e do Presidente da Assembleia Municipal de Mora, Luís Simão Matos, foram agraciados os produtores de vinho da talha, bem como premiados os melhores néctares do ano 2023.

João Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Cabeção, que acolhe o evento, era um homem orgulhoso pela sua terra, pelas suas gentes e pelos produtos apresentados. Com a sala repleta de pessoas, foi com a voz embargada que abriu a sessão.

Rui Raposo, Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira aproveitou a ocasião para apresentar a candidatura do Vinho da Talha a Património Cultural Imaterial de Portugal, cuja candidatura conta com 21 municípios alentejanos, onde se produz vinho da talha, e que integraram a candidatura apresentada, com o objectivo de preservar a identidade e património de uma singular forma de fazer vinho.

O Secretário de Estado Carlos Miguel, enalteceu o evento, conferindo-lhe não só importância, como dando relevo a este tipo de eventos, agregadores de turistas e capacitadores de dar um impulso necessário à economia da freguesia de Cabeção, destacando a forma como o Município de Mora modernizou o evento, tornando-o mais apelativo e atractivo.

A Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço destacou o sucesso que estava a presenciar, com a sala cheia de entusiastas e que já ao longo da tarde lhe haviam manifestado o seu agrado com a renovação dada ao evento.

Depois de agraciados todos os produtores e participantes na edição 2023 da Prova do Vinho Novo de Cabeção, bem como o mais velho e mais novo produtor, foram premiados os melhores vinhos do ano 2022.

Num concurso que envolveu cerca de 40 produtores, na categoria tintos o melhor vinho foi do produtor Rogério Copeto, havendo ainda lugares a duas menções honrosas atribuídas a Nelson Cristeta e Paulo Rasquete.

Nos vinhos brancos, a Encosta do Pinhal foi galardoada com o melhor vinho e as menções honrosas foram atribuídas a Avelino Rosado e Luís Leitão.

Destaque ainda para a magnífica interpretação de cante alentejano pelo Grupo Coral Fora d’Oras, que deliciaram os presentes.

________________

_____________________

_____________________