Vinho da Talha de Cabeção afirma-se para lá das fronteiras de Mora (com Fotos)

27 Janeiro 2024, 1:35 Não Por João Dinis

A vila de Cabeção, no concelho de Mora, vive por estes dias a vigésima sétima edição da Prova do Vinho Novo de Talha de Cabeção, que se tem afirmado para lá das fronteiras de Mora, e levado o nome da localidade aos inúmeros apreciadores do vinho.

A edição deste ano, inaugurada esta sexta-feira, teve um exponencial aumento dos interessados no evento, sendo sinónimo disso a duplicação das inscrições para a Rota das Adegas, que se realizará durante todo o fim-de-semana.

A inauguração decorreu na Casa do Povo de Cabeção, que lotada premiou os melhores vinhos do ano, bem como assistiu a um espetáculo de fado, a cargo de João Chora.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Cabeção, João Carvalho, o Vinho da Talha é uma riqueza da freguesia, que “enaltece o concelho e a freguesia”, bem demonstrativa neste certame.

José Santos, Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo considera que o “vinho é uma ancora do Turismo do Alentejo”, anunciado mesmo que a entidade apresentou uma candidatura aos fundos europeus para poder trabalhar o Enoturismo enquanto produto turístico de excelência.
Para a entidade o “vinho e o enoturismo são um pilar fundamental e identitário do território”.

Presidente na cerimónia este também a Vice-presidente da CCDR do Alentejo, Carmen Carvalheira, que considerou que o “vinho une o território”.
A responsável enalteceu a forma como o Município de Mora tem trabalhado o tema, bem representativo como é promovido o “saber fazer do que se faz bem”.
Carmen Carvalheira apelou ainda a uma união do Alentejo, “fundamental para o desenvolvimento da região”.

A Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, estava bastante satisfeita com o resultado já alcançado, quer em termos de participação, quer pela qualidade do vinho ”que este ano é melhor que o ano passado”.

A autarca destacou também a nova dinâmica dada ao evento, que permitiu uma maior visibilidade, e levou mesmo a que no próximo ano exista um maior número de adegas a poderem participar na Rota das Adegas.

Paula Chuço aposta nos produtos endógenos como fator de “valorização do concelho de Mora”, envolvendo também a hotelaria e o turismo como “pilares fundamentais” de todos os eventos realizados.

Os vencedores deste ano foram António e Rui Gasparinho, na categoria de vinho branco e Vítor Marques, no vinho tinto.

Nos vinhos brancos, Manuel Inês Ramalho e Manuel José Freire Mira ficaram em segundo e terceiro lugares, havendo ainda menções honrosas para António João Berreicho e Cananó.

Na categoria de vinhos tintos foram segundo e terceiros Nelson Cristeta e Luís Miguel Calhau.
As menções honrosas foram atribuídas a Vítor Marques e António João Milheiras.

________________

_____________________

_____________________