Vila Franca: Projeto promove interação entre pessoas com deficiência, idosos e os animais de companhia

14 Abril 2023, 10:21 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através da Divisão de Alimentação e Veterinária, lançou um novo projeto intitulado “Dá-me a tua pata, dou-te a minha mão”, destinado a promover a interação positiva entre pessoas com deficiência, idosos e os animais do Centro de Recolha Oficial (CRO).

Através dos cães de companhia, este projeto procura a promoção do bem-estar, autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência ou daqueles que residem em lares ou em isolamento extremo”, refere o Município em nota de imprensa.

Segundo revela a autarquia, no caso de crianças e jovens com perturbação do espectro do autismo e outras patologias do foro cognitivo e intelectual, o contacto com um cão através de atividades de interação e jogos visuais, promove estímulos que são determinantes para o aumento de socialização e redução dos níveis de ansiedade.

No caso dos idosos institucionalizados, a intenção é a de quebrar o gelo e preencher o espaço com o calor humano e animal.

Neste sentido, a primeira visita do projeto realizou-se no passado dia 12 de abril, à Cercipóvoa, na Póvoa de Santa Iria, onde cinco cães (a Boneca, a Longa, o Tejo, a Mel e a Areia) alojados no CRO interagiram com os utentes da Instituição, com o resultado a superar todas as expetativas.

________________

_____________________

_____________________