Vila Franca de Xira tem 2.172 crianças ou jovens em risco de pobreza

21 Março 2023, 8:27 Não Por João Dinis

O concelho de Vila Franca de Xira tem 2.172 crianças ou jovens em risco de pobreza extrema, e que vão agora poder usufruir dos serviços do Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI), esta segunda-feira oficializado em cerimónia realizada no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, em Vila Franca de Xira.

O número oficial de crianças em risco no concelho de Vila Franca de Xira foi divulgado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que presidiu ao ato, em que também marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e a Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Sónia Almeida.

O protocolo com a Coordenação Nacional para a criação do Núcleo Local da Garantia para a Infância (NLGPI) é reconhecido pelos parceiros da Rede Social como uma mais-valia ao constituir uma estrutura especialmente dedicada a responder eficazmente às vulnerabilidades das crianças e dos jovens, e das suas famílias através de uma abordagem adaptada e multidisciplinar, simultaneamente promotora da coesão e do desenvolvimento social e potenciadora de uma efetiva integração social.

Fenando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, começou a sua intervenção destacando o “longo trabalho desenvolvido anteriormente com a rede social do concelho”, que permitiu chegar-se a este protocolo, depois de demonstrada a vontade das instituições.

Este protocolo é para nós, e em nome de toda a Rede Social do nosso Concelho, uma oportunidade para podermos dar mais um passo importante na estruturação de respostas locais adaptadas caso a caso, conseguindo assim também dar respostas às necessidades mais especificas daquelas crianças” salientou Fernando Paulo Ferreira.

Ana Mendes Godinho referiu que com este programa, o país pode vir a lutar pelas cerca de 135.000 crianças que estão em risco, podendo transforma-se agora em 135.000 oportunidades, sobretudo porque pretende “garantir um compromisso coletivo”.

No caso especifico de Vila Franca de Esta, a Ministra considera que se trata de “um programa de orgulho coletivo para todos nós, que nos permitiu pela primeira vez uma lista das crianças que estão em risco de pobreza extrema em todo o país. São 2.172 crianças e jovens do Concelho de Vila Franca de Xira que estão abrangidas pela Garantia para a Infância”.

Segundo Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 “tem como principal objetivo prevenir e combater a pobreza e a exclusão social garantindo o acesso efetivo das crianças, em pobreza, a um conjunto de serviços essenciais de cuidados de primeira infância, educação e atividades em contexto escolar, saúde, alimentação saudável e uma habitação digna, quer-se efetivamente que possa vir a fazer a diferença na vida das crianças”.

____________________