Vila Franca de Xira: Sanatório da Flamenga readaptado para habitação

8 Fevereiro 2023, 9:42 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira irá reabilitar o Sanatório da Flamenga, em Vialonga, que ao abrigo do programa 1º Direito passará a ter função habitacional, sendo o espaço envolvente integrado no Parque e malha urbana de Vialonga.

Esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Município, em Vila Franca de Xira, decorreu a assinatura do Auto de Cessão de bens imóveis do Estado Português com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que permitiu a transmissão gratuita do Sanatório da Flamenga, em Vialonga, e um prédio urbano na Rua Dr. Miguel Bombarda, em Vila Franca de Xira, para o património municipal.

Recebemos do Estado o Sanatório da Flamenga e os seus terrenos em Vialonga. Concretiza-se assim uma das grandes ambições do Município de Vila Franca de Xira na concretização da sua Estratégia Local de Habitação, damos por isso mais um passo na concretização do nosso programa 1.º Direito” salientou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira.

Foi também assinado, entre o Município de Vila Franca de Xira e o IHRU a reabilitação de sete fogos habitacionais, também inseridos no programa 1º Direito, sitos na Av. Pedro Vitor e na Rua Almirante Cândido dos Reis, em Vila Franca de Xira, onde serão criadas sete frações habitacionais, de diferentes tipologias, e de dois espaços comerciais / serviços.

Segundo a autarquia a operação de reabilitação dos dois edifícios municipais será financiada pelo PRR Habitação – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, em execução do Acordo de Colaboração celebrado entre o IHRU e o Município, no que respeita às frações habitacionais e por investimento municipal através de recursos próprios para os espaços não habitacionais.

Fernando Paulo Ferreira referiu ainda que “estamos já a trabalhar na reformulação da nossa Estratégia Local de Habitação para podermos desenvolver também programas destinados às classes médias e à juventude, o que se torna particularmente relevante no contexto metropolitano em que o nosso Município se situa.”

________________

_____________________

_____________________