Vila Franca de Xira organiza em outubro assembleia de cidadãos para discutir o clima

24 Setembro 2024, 12:22 Não Por Lusa

A Câmara de Vila Franca de Xira vai organizar uma Assembleia de Cidadãos para discutir políticas climáticas, comprometendo-se a introduzir 20% das propostas no programa do executivo, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

Esta Assembleia do Clima vai decorrer nos dias 26 e 27 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e será aberta a todos os residentes ou trabalhadores no município, com mais de 18 anos, mediante inscrição prévia, segundo referiu à Lusa o presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira (PS).

“Pretendemos reunir um conjunto de cidadãos que se possam interessar por estas matérias. As inscrições estão abertas até ao dia 13 de outubro, no ‘site’ da Câmara Municipal. Depois faz-se um sorteio no sentido de indicar quais são as pessoas que integrarão essa Assembleia pelo Clima”, apontou o autarca.

As inscrições para participar nesta iniciativa pode ser feita no ‘site’ da Câmara Municipal de Vila Franca, através do ‘link’ https://www.cm-vfxira.pt/formulario-de-inscricao-para-a-assembleia-de-cidadaos-para-o-clima-2024.

Fernando Paulo Ferreira explicou que o objetivo desta iniciativa é “encontrar consensos” e propostas que possam vir a ser integradas na política climática do município (horizonte2030), tendo como ponto de partida o tema “calor excessivo”.

“O conjunto de medidas que, entretanto, nesta assembleia forem aprovadas, o nosso compromisso é assegurar que, pelo menos, 20% dessas propostas sejam imediatamente integradas na nossa política climática”, assegurou.

Este projeto resulta de uma candidatura do concelho de Vila Franca de Xira ao concurso “Ação Climática e Participação Pública”, da Fundação Calouste Gulbenkian, e vai ser desenvolvido até março de 2025, em parceria com o Fórum dos Cidadãos, contando também com o contributo do doutor Roberto Falanga, Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

______
____________________