Vila Franca de Xira consigna construção de interface rodoferroviário na Póvoa de Santa Iria
18 Novembro 2024, 15:00A Câmara de Vila Franca de Xira consignou hoje a empreitada de construção da obra do terminal rodoferroviário da Póvoa de Santa Iria, num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, a ser realizada até 2026.
“Trata-se de uma área encostada à estação da Póvoa de Santa Iria e o que nós estamos a fazer é um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros para transformar este espaço num terminal rodoferroviário que permita não só estacionamento para mais de 600 lugares de estacionamento, mas também uma plataforma de interface entre transportes públicos de autocarros, abrigos de passageiros e novas interligações com a estação da Póvoa”, explicou o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
Fernando Paulo Ferreira (PS) falava à Lusa após a assinatura do auto de consignação com a empresa empreiteira, que marcou hoje o início da obra da construção do “Parque de Estacionamento – Interface – Estação Ferroviária da Póvoa de Santa Iria”, situado na zona ribeirinha da cidade, no distrito de Lisboa,
De acordo com o autarca, o novo parque de estacionamento respeitará a zona ribeirinha, aproveitando-se a obra para introduzir árvores, espaços verdes e melhorar percursos pedonais, reformular a sinalização vertical e horizontal, a rede de drenagem de águas residuais e domésticas e instalar mobiliário urbano.
Está também prevista a reformulação da rede de iluminação pública e a instalação das infraestruturas necessárias para a futura instalação de postos de carregamento elétricos.
Afirmando que este projeto vai abranger uma área de mais de 22 mil m2, Fernando Paulo Ferreira referiu ainda que a autarquia garantiu “um parque de estacionamento provisório para que todas as centenas de cidadãos possam estacionar durante o decorrer da obra”.
“A obra arrancou hoje e contamos que consiga terminar durante o ano de 2025. O prazo é o primeiro trimestre de 2026 e tudo aponta que a obra seja terminada durante 2025”, disse.
O autarca adiantou também à Lusa que está a trabalhar com a Câmara Municipal de Loures para a criação de uma nova via alternativa à Estrada Nacional (EN) 10 a nascente da linha do comboio, fazendo interligação entre a cidade de Alverca e o IC2, que já é no concelho de Loures.
“A câmara já adquiriu terrenos na zona de Alverca e Forte da Casa para garantir que os terrenos ficam disponíveis para essa obra. Do lado da cidade da Póvoa de Santa Iria, os terrenos pertencem à antiga Solvay e já estamos em negociações com eles. Temos vindo a trabalhar com a Câmara de Loures, porque esta está a fazer uma intervenção em termos de projeto para a sua zona em Santa Iria de Azoia e Bobadela, espaços que são necessários para a criação desta via”, adiantou.
Segundo Fernando Paulo Ferreira, o objetivo é descongestionar a EN10 e poder criar uma nova via nas duas cidades (Alverca e Póvoa de Santa Iria) com o IC2.
“Estamos a trabalhar na questão do traçado necessário para essa via. Continuaremos a colaborar com Loures e muito apostados em conseguir que o Governo nos ajude a criar esta alternativa”, disse.
O autarca destacou ainda a necessidade de se criarem mais nós de acesso à autoestrada 1 (A1), “nomeadamente na zona da Póvoa de Santa Iria, no nó dos Caniços, que já defendem há mais de 20 anos”.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira disse que já conversou com a Brisa e com o ministro das Infraestruturas e a ideia é “incluir este nó na renegociação da concessão com a Brisa que o governo há de ter de fazer com esta empresa”.