Vila Franca de Xira assina 69 protocolos na área da educação
10 Outubro 2023, 12:57A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou na passada semana no Palácio do Sobralinho, vários protocolos de parceria e cooperação no âmbito da Educação, demonstrando assim que esta continua a ser uma aposta forte, constante e permanente no Concelho de Vila Franca de Xira.
Para o ano letivo 2023/2024, foram celebrados protocolos em nove áreas de intervenção, envolvendo os nove agrupamentos e a escola secundária não agrupada do Concelho, 11 associações de pais e encarregados de educação e 17 entidades do movimento associativo solidário, desportivo e coletividades do Concelho, num total de 69 protocolos.
Os documentos abrangem várias áreas da educação no Concelho, entre elas a Escola a Tempo Inteiro, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o apoio a projetos educativos, o apoio a atividades da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, transportes escolares e refeições escolares.
No presente ano letivo, destaca-se o Protocolo de Coadjuvação na Educação Artística no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Projeto +Expressões, uma iniciativa da Câmara Municipal, em colaboração com o Conservatório Regional Silva Marques e os Agrupamentos de Escolas, anuncia a autarquia.
A formação nos domínios das artes visuais, da expressão dramática/teatro, da música e da dança ganhou maior notoriedade e uma maior consciência da sua importância, uma vez que ao proporcionar às crianças vivências artísticas, se está a criar e a desenvolver as suas potencialidades, bem como as suas capacidades afetivas e de equilíbrio pessoal, ao mesmo tempo que se permite contactar com uma tradição cultural e expressar o que sentem, melhorando a sua integração social.
Este Protocolo prevê que a Sociedade Euterpe Alhandrense, enquanto entidade titular do Conservatório Regional Silva Marques, em regime de coadjuvação entre o professor titular e um professor especializado, alcance um universo de 61 turmas, o que corresponde a, aproximadamente, 1.500 alunos de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Serão ainda propostas 4 formações acreditadas para docentes, com 25 horas cada.
Estes acordos representam um investimento municipal global superior a sete milhões de euros.
Por fim, destaca-se o investimento que tem vindo a ser realizado pelo Município em obras de manutenção e beneficiação dos estabelecimentos de ensino, dos quais 900 mil euros foram em intervenções realizadas recentemente. Salienta-se ainda a inauguração no presente ano letivo das Escolas EB do Cabo de Vialonga e EB n.º 2 de Alhandra, após obras de requalificação e ampliação que decorreram de um investimento total de 4,1 milhões de euros.