Vila Franca: Câmara distribui mais de 700 mil euros pelo movimento associativo

24 Março 2023, 9:39 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou na última reunião de câmara o Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA), que prevê uma distribuição de 717.450 mil euros pelo movimento associativo do concelho, o que significa um aumento de 2.7% em relação ao ano anterior.

De acordo com a autarquia vilafranquense serão apoiadas 121 associações do Concelho de Vila Franca de Xira (mais 3 do que em 2022), num total de 314 apoios específicos por área, designadamente: Atividade Cultural, Atividade Física e Desportiva, Associativismo Solidário, Associações de Pais e Associações Juvenis.

Desde 2008, com a criação do PAMA, no âmbito do apoio à atividade regular o montante atribuído ascenderá assim a um valor superior a 9,840 milhões de euros, só em apoios financeiros, para além dos diversos apoios extraordinários e logísticos atribuídos ao longo dos anos”, destaca o Município de Vila Franca de Xira.

O PAMA é um instrumento estrutural de apoio ao Movimento Associativo no Concelho de Vila Franca de Xira, permitindo a monitorização e o apoio à atividade associativa, uma maior valorização do seu trabalho e a consolidação do papel das Associações enquanto parceiras do Município em múltiplas valências.

Em 2022 foi efetuada a revisão do PAMA, um processo desenvolvido com as associações, de análise conjunta, partilha e escuta ativa, por forma a que o novo documento refletisse os desafios que se colocam hoje ao Movimento Associativo.

________________

_____________________

_____________________