Vereador de Santarém pôs mãos à obra e acompanhou volta de estreia dos novos veículos de recolha de lixo

7 Janeiro 2024, 13:03 Não Por André Azevedo

O município de Santarém teve a frota de veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos reforçada com mais dois camiões com capacidade de carga de 19 toneladas, num investimento de 467 mil euros, revelou ao NS o vereador Diogo Gomes, responsável pelo pelouro da Higiene e Resíduos Sólidos Urbanos, que acompanhou a volta de estreia, vestido a rigor e lado a lado com os cantoneiros do município, esta sexta-feira, 5 de Janeiro.

Ao NS o vereador contou que foi uma experiência enriquecedora onde foi capaz de perceber, na primeira pessoa as dificuldades que os cantoneiros enfrentam. A iniciativa de acompanhar, com as mãos na massa, os cantoneiros que tratam da recolha do lixo surgiu de uma promessa do vereador. “Eu prometi-lhes que quando fossem entregues os novos camiões ia fazer uma recolha inteira com eles”, relembrou Diogo Gomes ao NS.

“Ouvi o que me tinham para dizer e senti na pele a dificuldade do trabalho que desempenham. São uns autênticos heróis e têm de ser mais valorizados, especialmente porque são trabalhadores essenciais para o bom funcionamento da cidade”, vinca Diogo Gomes, deixando ainda um lembrete à população que tem de mostrar mais respeito com estes funcionários.

“Estávamos a fazer a recolha na ilha ecológica da Avenida do Brasil, junto à esquadra da PSP. O camião estava na estrada porque era preciso usar a grua para puxar os contentores que estão afundados no chão. As pessoas na estrada apitavam e reclamavam porque não era hora de fazer a recolha do lixo. Tem que haver mais respeito”, vincou.

Os veículos entraram ao serviço na sexta-feira, 5 de Janeiro, e são um contributo de peso para “reforçar a recolha de resíduos e melhorar as condições de trabalho e segurança dos operacionais”, afirma Diogo Gomes.

Em todo o concelho são recolhidas 1900 toneladas de resíduos mensalmente, correspondendo a 41 toneladas diárias na zona urbana de Santarém e cerca de 30 nas freguesias rurais. Na zona urbana a recolha é assegurada pela União de Freguesias da Cidade de Santarém e nas restantes 17 freguesias o serviço foi adjudicado a uma empresa externa.

____________________ ____________________