Vale do Sorraia muito longe da Neutralidade Carbónica. Apenas Coruche cumpre requisitos estratégicos

28 Outubro 2022, 14:31 Não Por Redacção

Coruche integra a lista de apenas 35 Municípios Portugueses, 11% do total nacional, que se comprometeram com a neutralidade carbónica, antecipando assim a Lei de Bases do Clima que obriga os municípios a definir um Plano Municipal de Acção Climática até Fevereiro de 2024.

O facto foi revelado pelo estudo apresentado pela Get2C, empresa que coordenou o Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica, que salienta ainda o facto de 41% dos municípios já tem uma Estratégia de Energia, onde são definidos um conjunto de objectivos e medidas que englobam cerca de dois terços das emissões de gases com efeito de estufa a nível nacional.

Para a empresa que realizou o estudo estes compromissos “não são suficientes para alcançar as metas do Roteiro Nacional para a Neutralidade Carbónica 2050 e do Acordo de Paris”, na resposta às Alterações Climáticas, pelo que é necessário que os municípios acelerem os processos.

Ainda assim, e de acordo com a mesma fonte, 79% das Câmaras Municipais já tem uma Estratégia de Adaptação, revelando uma maior preparação dos Municípios para enfrentar as consequências das alterações climáticas. Neste caso, os Municípios reconhecem que as linhas de financiamento internacionais disponibilizadas ao longo dos últimos anos foram críticas para a elaboração destes planos.

No Vale do Sorraia apenas Coruche cumpre três do quatro requisitos principais, nomeadamente ter uma Estratégia e/ou Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, uma Estratégia para a Energia e um Compromisso de Neutralidade Carbónica, não tendo no entanto uma Estratégia e/ou Roteiro para a Neutralidade Carbónica.

Mora, Salvaterra de Magos e Benavente apenas possuem uma  Estratégia e/ou Plano de Adaptação às Alterações Climáticas, estando assim longe do cumprimento de todos os requisitos da Lei.

Também na Lezíria do Tejo o combate à Neutralidade Carbónica está longe do desejável, com apenas Azambuja e Coruche a cumprirem três dos quatros requisitos que a Get2C considera fundamentais para se caminhar para uma neutralidade carbónica e o cumprimento da Lei de Bases do Clima.

_________________

____________________