Vale do Sorraia já tem cobertura 5G mas rede continua a faltar em muitos locais

4 Julho 2022, 13:02 Não Por Redacção

A ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações apresentou esta segunda-feira um primeiro balanço sobre o desenvolvimento observado nas redes móveis de última geração, conhecida por 5G, depois de no final de 2021 ter sido concluído o leilão para instalação da rede móvel de alta velocidade.

De acordo com o mapa apresentado, os quatro concelhos do Vale do Sorraia detém já instalação da rede 5G, sendo que a NOS foi o operador que até ao momento instalou um maior número de estações 5G, 1937 estações (66%), seguindo-se a Vodafone com 534 estações (18%) e a MEO com 447 estações (15%).

Segundo os dados da ANACOM apesar desta evolução, se considerarmos o número total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G), observamos que a NOS é o operador com menor número de estações, 10 267 estações (27% do total), sendo o primeiro lugar ocupado pela Vodafone, com 14 684 estações (38%), e o 2º lugar pela MEO com 13 779 estações (36%).

A grande maioria das estações 5G, 79% do total, correspondendo a 2 316 estações, localiza-se em áreas predominantemente urbanas, sendo que apenas 11% (325 estações) estão instaladas em áreas mediamente urbanas e 10% (277 estações) em áreas predominantemente rurais.

Os testes realizados pela ANACOM nos últimos meses, através da sua aplicação, NET.mede, verificaram que em termos de velocidade de download, esta se situou em 306 Mbps, ou seja, um valor superior em 244 Mbps ao observado nos testes 4G e superior em 68 Mbps ao observado em testes de Banda Larga fixa. No caso da Banda Larga fixa foi considerado o valor constante do relatório do NET.mede relativo ao 1º trimestre deste ano.

Em termos de velocidade de upload observou-se um valor médio de 44 Mbps, ou seja, um valor superior em 24 Mbps ao observado nos testes 4G, mas inferior em 61 Mbps ao observado nos testes de Banda Larga fixa.

O valor médio em termos de latência situou-se em 26 ms, menos 9 ms do que o observado nos testes 4G, mas mais 9 ms face ao observado nos testes de Banda Larga Fixa.

Entre os concelhos onde foram observados os melhores resultados, nenhum é do Vale do Sorraia.

Apesar de existir já cobertura de rede 5G, sobretudo nas sedes de concelho, são muitas as freguesias e locais, principalmente nos concelhos de Mora e Coruche, onde ainda não existe qualquer tipo de cobertura móvel, ou esta é muito fraca, o que é demonstrativo de realidades bem distintas mesmo a nível concelhio.

Recorde-se que em Janeiro último a ANACOM esteve em Coruche a apresentar um relatório detalhado sobre a cobertura móvel no concelho de Coruche, que levou mesmo a entidade a criticar as operadoras, apontando mesmo a possibilidade do roaming nacional para a resolução do problema.

________________

________________________