Vale do Sorraia fora das medidas anunciadas pelo Governo para mitigar efeitos da seca

24 Agosto 2022, 21:44 Não Por Redacção

O Governo anunciou esta quarta-feira um conjunto de novas medidas que têm como objectivo mitigar os efeitos da seca, e que podem, em caso extremo, vir a aumentar a factura da água nos concelhos onde a situação se está a revelar crítica.

Entre os concelhos atingidos pela seca extrema, nenhum se situa no Vale do Sorraia, pelo que, para já, a situação nos concelhos de Mora, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente é de relativa tranquilidade, ainda que as autoridades apelem a um consumo da água consciente e racional, evitando-se gastos desnecessários de água.

A reunião presidida pela Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e pelo Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, serviu também para fazer um ponto de situação hidrológica no território continental, onde foram analisados os dados das 62 albufeiras monitorizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De 31 passou-se para 37 albufeiras em situação crítica ou em vigilância. Destas 37, 10 estão em situação crítica, ou seja, com um volume armazenado abaixo de 20% da capacidade da albufeira.

No caso da bacia hidrográfica do Tejo/Convenção de Albufeira, Espanha tem cumprido os caudais semestrais e trimestrais. Depois das diligências entre a APA e a congénere espanhola e de contactos com o Governo Espanhol, verificou-se um reforço da disponibilização de caudais no rio Tejo que tem permitido assegurar os usos e reduzir a cunha salina do Tejo.

No caso das Albufeiras dos Aproveitamentos Hidroagrícolas mantém-se o cenário de campanha de rega assegurada. As Direcções Regionais de Agricultura e Pescas têm efetcuado a monitorização da evolução do estado das necessidades agropecuárias. Apesar da gravidade da situação, hoje Portugal está mais bem preparado no setcor agrícola, no que diz respeito ao armazenamento e gestão da água. É de sublinhar o caso de Alqueva, com disponibilidade acima de 60% e ligações a outras albufeiras, que permite assegurar a campanha de rega na região.

Entre as medidas mais relevantes que serão adoptadas nos concelhos onde a situação é crítica estão o alargamento da possibilidade de utilização do volume morto nas albufeiras para usos prioritários nos concelhos abastecidos por sistemas críticos, bem como ama recomendação para a instalação de contadores pelas entidades gestoras, com vista a promover a diminuição do volume de água não facturada e o aumento da tarifa para os grandes utilizadores domésticos durante o período de seca.

________________

_____________________

_____________________