Urgências de Benavente proibidas pela Directora do ACES de atender pacientes que tenham médico de família

24 Dezembro 2022, 9:35 Não Por João Dinis

Um aviso datado de 19 de Dezembro e assinado por Sofia Theriaga, Directora do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo, tem nos últimos dias indignado os utentes que se deslocam ao Centro de Saúde de Benavente, nomeadamente ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), o mais parecido com um serviço de urgências no concelho, uma vez que este refere que “está proibida a inscrição de utentes com médico de família atribuído”, “no horário de funcionamento das respectivas unidades”.

Este aviso surge dias depois do Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia ter denunciado publicamente que o Centro de Saúde de Samora Correia estava a recusar atender pacientes que ali chegavam sem consulta marcada, “muitas vezes com as salas vazias”, afirmou o autarca em Assembleia de Freguesia.

Augusto Marques considerou que os médicos estavam “a brincar com as pessoas”, isto porque durante o horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar, entre as 8 e as 22 horas, estes recusam-se a atender muitos doentes que ali chegam sem consulta marcada e com urgências, encaminhando-os para Benavente.

Apesar dos contactos efectuados pelo NS, a responsável não respondeu até ao momento às questões por nós formuladas, de modo a esclarecer a questão do atendimento no SAP de Benavente, que recusa os doentes de Samora Correia, obrigando-os muitas vezes a recorrer ao serviço de urgências do Hospital de Vila Franca de Xira.

Também a Associação Social Amigos de Samora Correia veio já repudiar a situação, anunciando que também irá solicitar esclarecimentos junto dos responsáveis da saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Benavente pretende investir mais de 300 mil euros anuais para comparticipar médicos para integrarem a Unidade de Saúde Familiar de Benavente, com o objectivo de dotar todos os benaventenses de médico de família, situação que não acontece actualmente.

Em Samora Correia, de acordo com os dados disponibilizados pelo ACES do Estuário do Tejo todos os utentes possuem médico de família atribuído.

Os SAP, embora não sendo um Serviço Básico de Urgência (SUB) são muitas vezes procurados por pessoas com doenças súbitas ou outras, que ali encontram um médico e um enfermeiro.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________