Universidade sénior de Santarém recebe apoio financeiro e nova sede
20 Setembro 2024, 9:59O Município de Santarém aprovou a atribuição de um subsídio extraordinário de doze mil, duzentos e setenta euros e vinte seis cêntimos (12.270,26€) à Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) para permitir a realização das suas atividades e perpetuar a sua existência.
A Universidade da Terceira Idade de Santarém – UTIS é uma resposta socioeducativa estabelecida através de uma parceria formalizada em 2004, entre a Câmara Municipal de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a União das Freguesias de Santarém, que visa a formação contínua das pessoas com mais de 50 anos.
Um espaço de saber, convívio e partilha, uma resposta relevante, que comprovadamente contribui para o bem-estar, para o envelhecimento ativo e saudável de todas e todos que se envolvem na sua atividade diária, proporcionado acesso à partilha de conhecimento, a um convívio saudável e à quebra do isolamento social.
Com o aumento significativo de alunos e o alargamento da oferta formativa, as atividades curriculares e extracurriculares, nomeadamente as de cariz lúdico e cultural, em particular, visitas de estudo e ações promotoras de convívio social também aumentaram. Sendo que operacionalização destas atividades é feita através dos rendimentos gerados pela UTIS e da disponibilização de recursos físicos e financeiros pela Parceria, torna-se crucial este tipo de apoio financeiro para a continuidade desta Universidade da Terceira Idade.
O Executivo Municipal da Câmara Municipal de Santarém aprovou também a cedência de um edifício da Antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC) para instalação definitiva da UTIS.
João Leite refere que este “projeto para além de prioritário é sobretudo muito querido para o Município de Santarém. Conversámos com a direção da UTIS, com os alunos e com os professores, daquela que é a intenção de criarmos mais e melhores condições para este projeto que é magnífico, pelo respeito e pela consideração que temos por um projeto desta dimensão. O Executivo decidiu dar corpo a uma necessidade de intervenção, no edifício da Antiga Enfermaria da Antiga EPC, e o que queremos é passar da fase de estudo prévio que existe para o projeto de execução, de forma a que em breve, lançar o concurso público para a respetiva empreitada.”
O Presidente da Câmara Municipal de Santarém reafirmou que “quando as obras de requalificação do edifício estiverem concluídas, passam das instalações do Antigo Presídio para as instalações da Antiga EPC, num edifício emblemático e que tem condições ímpares, onde ali vai passar a funcionar um dos projetos mais bonitos que temos, no concelho de Santarém”.
Nuno Domingos, Vereador da Cultura na Câmara de Santarém, aproveitou a oportunidade para lembrar que “este é um projeto de intervenção social, pleno e permanente, onde professores e alunos se alternam nessa função, e isso é o mais bonito porque personifica a ideia de que cada um tem sempre alguma coisa para ensinar e muito para aprender. O facto, encontramos lá pessoas que são professores e alunos, ao mesmo tempo, é bastante gratificante”.