Universidade Cultural de Alcanede tem objetivo de ser ponte ente passado, presente e futuro (com fotos)

4 Janeiro 2025, 17:55 Não Por André Azevedo

A Universidade Cultural de Alcanede nasceu de um projeto de parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da vila e a Junta de Freguesia, com o objetivo de ser a ponte que liga “o passado, o presente e o futuro”, segundo explicou a provedora da Santa Casa, Wanda Mendo, durante a cerimónia de inauguração, que decorreu na tarde de sábado, 4 de janeiro.

O espaço físico nasce do aproveitamento do antigo jardim escola de Alcanede, que foi requalificado para albergar a única universidade sénior das freguesias rurais de Santarém, num investimento de cerca de 20 mil euros. As aulas arrancam a 6 de janeiro, com 17 disciplinas e já com várias atividades preparadas para o “ano letivo”. As aulas vão decorrer todos os dias da semana das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

O presidente da Junta, Manuel Vieira, destacou a importância que o projeto tem em dar “oportunidades que muitos dos fregueses não tiveram durante a sua juventude”. Em declarações ao NS, o autarca fala ainda na vital importância do projeto para a população que tem dificuldade em deslocar-se a Santarém pelo distância da freguesia até à sede do concelho, onde cita a única (até agora) universidade sénior.

O presidente da Câmara de Santarém, João Leite, que também marcou presença na cerimónia destacou “a cultura e o ensino como pilares fundamentais da evolução social” e o contributo que a UCA pode dar em Alcanede, que define como uma das freguesias mais importantes do concelho de Santarém devido ao dinamismo empresarial. O autarca social democrata apelou ao contributo da sociedade no envolvimento nas atividades da UCA e deixou o convite às populações das freguesias vizinhas para se inscreverem na UCA.

____________________

____________________