Unidade de rastreio de Santarém fez mais de 12 mil testes à Covid-19 em 9 meses

21 Abril 2021, 15:39 Não Por Redacção

A Unidade de Rastreio Covid-19 “Drive thru” do Hospital Distrital de Santarém (HDS), criada em Março de 2020 para responder “às novas necessidades e desafios”, sendo o espaço destinado para este fim uma tenda provida pela Protecção Civil, realizou mais de 12 mil testes, com uma média mensal superior aos 1300 testes efectuados, revelou esta quarta-feira a unidade de saúde.

“Tem sido sempre com muito empenho e afinco que toda a equipa se disponibiliza avidamente para conseguir realizar todos os rastreios solicitados”, conta Carla Nunes, enfermeira-chefe responsável pela Unidade, que explica que diariamente são rastreados doentes oncológicos em regime de tratamento ambulatório, utentes com cirurgia ou exames programados e grávidas, garantindo, deste modo que doentes e situações prioritárias tenham acesso ao tratamento que necessitam em segurança.

“’Cuidar de quem cuida’” também é uma prioridade desde início desta unidade em sincronia com a Instituição. Deste modo salienta que, “tornámos o nosso horário flexível para garantir que todos os profissionais de saúde que estiverem numa situação considerada de risco sejam rastreados por forma a garantir ao máximo a sua proteção e minimizar os efeitos nefastos desta situação”.

Segundo Carla Nunes, foram realizados também rastreios a profissionais de empresas do concelho de Santarém solicitados no contexto da articulação do HDS com a Saúde Pública, contribuindo, desta forma, para a precoce detecção e controlo de surtos na comunidade envolvente e no espaço empresarial regional.

Dado o desenvolvimento da situação pandémica, criaram-se protocolos de articulação com o Politécnico de Santarém e com o ACES Lezíria, dando resposta atempada às solicitações de ambos quer no rastreio como na prevenção de surtos.

A unidade é formada por oito enfermeiros e uma assistente operacional provenientes de diferentes serviços, mas, segundo Carla Nunes, enfermeira-chefe responsável pela Unidade, “rapidamente se tornou uma unidade coesa e de referência para todo o hospital face ao objectivo comum: a realização diária do maior rastreio possível em toda a unidade hospitalar”.

Funciona em estreita colaboração com o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo das Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) do HDS e com o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho na identificação, avaliação do risco e implementação de medidas, o que, de acordo com a enfermeira, “é um dos elementos-chave para a detecção precoce de casos e limitação da propagação da COVID-19”.

“É com certeza que afirmamos unanimemente que continuaremos até que seja necessário, a procurar as melhores respostas. Para que aqueles que dependem de nós possam ultrapassar esta etapa da melhor forma possível”, finaliza Carla Nunes.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________