Igualadas com os mesmos pontos na tabela classificativa, as duas formações queriam dar uma boa resposta e assim conseguirem saltar para os lugares de subida. A Académica não podia desejar melhor início, uma vez que inaugurou o marcador logo aos 3 minutos: Kaká cobrou um canto no lado esquerdo para o centro da área e Marcos Paulo, solto, em excelente posição, rematou, de primeira, fazendo um golo de belo efeito.
Aos 14′, a resposta do conjunto de Santarém, depois de uma jogada de Gonçalo Águas na esquerda, o cruzamento perfeito para a zona do segundo poste, onde David Monteiro não foi capaz de direcionar o desvio para dentro da baliza de Carlos Alves.
Os comandados de Carlos Fernandes insistiram e, aos 29′, Marco Grilo assustou com um disparo de fora da área. No entanto, a Briosa mostrava-se muito eficaz e, aos 31′, dobrou a vantagem: Ricardo Teixeira fez um lançamento longo para a esquerda, Beni segurou a bola junto à linha lateral, entrou na área, tirou dois adversários da frente, e rematou forte, cruzado, em arco, concretizando mais um golo de levantar o estádio.
Já em período de compensação (45+1′), os estudantes estiveram perto de fazer o terceiro, na sequência de um canto, após toque de Sinisterra para trás, Ricardo Teixeira a rematar para defesa segura de Pedro Teixeira.
No segundo tempo, a formação visitante entrou a todo o gás, ocupando o meio campo ofensivo, sem, contudo, conseguir incomodar o guardião Carlos Alves. Acabou por ser o conjunto de Coimbra a alcançar o terceiro golo, aos 58′, quando Cuba aproveitou um passe errado de David Monteiro, para encostar para o fundo da baliza, à saída de Pedro Teixeira.
A partir deste instante, o jogo perdeu alguma intensidade, com a Académica a gerir a larga vantagem, perante um adversário que ainda tentava acreditar num resultado positivo. E assim, os escalabitanos reduziram (82′), aproveitando uma falha de Kaká, na direita, e Gonçalo Águas a cruzar com as medidas certas para o ganês Eric Ayiah faturar o tento da U.Santarém.
Os últimos momentos foram emotivos devido à crença dos forasteiros, que ainda tiveram um golo de Gonçalo Teixeira anulado pelo VAR, por 21 centímetros, e um livre direto frontal de Bruno Ventura que acertou na barra da baliza da Académica.
Com este triunfo, a Académica sobe ao segundo lugar com 6 pontos, enquanto a U. Santarém está na penúltima posição com 3.
FICHA DE JOGO
ACADÉMICA OAF 3-1 UD SANTARÉM (2-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
4.ª jornada – Fase de Subida
Estádio Cidade de Coimbra
Equipa de arbitragem
Árbitro: Rui Mónica
Árbitros assistentes: Miguel Silva e Vítor Martins
Quarto árbitro: Luís Máximo
Vídeo Árbitro: Ricardo Diogo
Assistente Vídeo Árbitro: João Caségas
ACADÉMICA: Carlos Alves; Kaká, Guilherme Silva, Ricardo Teixeira e Edson Farias; Marcos Paulo (Marco Baixinho, 83′), Leandro Silva (cap.) (Sinisterra, 27′) (Pedro Jesus, 63′), António Montez e Beni (Xavier, 87′); Candeias (Cascavel, 70′) e Cuba (Camilo, 70′).
Suplentes não utilizados: Nuno Macedo, Tiago André e Nuno Barbosa.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Sinisterra (36′), Guilherme Silva (90′)
UNIÃO DE SANTARÉM: Pedro Teixeira; David Monteiro (Sidy, 59′), Jaime Simões (Gonçalo Teixeira, 78′), David Vinhas, Miguel Rodrigues (Miguel Rodeia, 34′) e João Ricardo; Marco Grilo (cap.) (Bura, 78′) e Idrissa Camará; Gonçalo Águas, Manu (Eric Ayiah, 68′) e Bruno Ventura.
Suplentes não utilizados: Hidalgo, Pedro Pereira, Noah e Rodrigo Teixeira.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 1-0 por Marcos Paulo (3′), 2-0 por Beni (31′), 3-0 por Cuba (58′), 3-1 por Eric Ayiah (81′)






