União de Santarém derrotada em Belém já não depende só de si para alcançar fase de subida

13 Janeiro 2025, 10:15 Não Por Redacção

A União de Santarém jogava este domingo, 13 de janeiro, uma cartada decisiva para a luta pelos lutares de subida na Liga3, com uma difícil deslocação a Belém, para defrontar a equipa do Belenenses.

A formação do Restelo já chegou ao intervalo com a vantagem confortável  de 2-0, que não traduzia o equilíbrio no “jogo jogado”. Os azuis começaram melhor, vendo um remate certeiro de Rodrigo ser invalidado, por fora-de-jogo, logo no segundo minuto. O mesmo Rodrigo aproveitou uma jogada de insistência para fazer o 1-0 (16’), com um remate cruzado, de pé esquerdo.

O segundo golo chegou aos 34’, quando Ekanga dominou com o peito uma bola bombeada por Afonso Pinto para as costas da defesa e fuzilou com o pé esquerdo, perante protestos generalizados dos escalabitanos, reclamando posição irregular do camaronês.

Antes (17’), Pedro Araújo colocara à prova David Grilo e, depois, Juninho desperdiçou a hipótese de reduzir (36’), tal como Diogo Brás (38’), que obrigou David Grilo a mais uma boa intervenção.

Na segunda parte, a equipa de José Sousa limitou-se a gerir o resultado, não permitindo qualquer oportunidade ao U. Santarém, mas também não criando situações de perigo.
Foi apenas o 3.º jogo oficial entre estas equipas. Antes do triunfo belenense (2-1) na 1.º volta, o U. Santarém havia eliminado (1-0) o Belenenses da Taça de Portugal, em 1976/77.

Com este resultado a equipa escalatitana é sexta classificada, com 21 pontos, quando faltam apenas duas jornadas para terminar a fase regular.

Os resultados e a classificação estão assim ordenados:

____________________