Últimos dois evadidos da Prisão de Vale de Judeus detidos em Espanha após meses em fuga

6 Fevereiro 2025, 15:02 Não Por João Dinis

Os dois últimos fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Rodolfo José Lohrmann, de 59 anos, e Mark Cameron Roscaleer, de 35, foram detidos hoje em Alicante, Espanha, pela Policía Nacional, anunciou a Polícia Judiciária, que acrescenta que a captura foi possível graças a um intenso e contínuo trabalho de cooperação entre a Polícia Judiciária portuguesa e as autoridades espanholas.

Os dois homens estavam em fuga desde 7 de setembro de 2024. Desde então, a Polícia Judiciária manteve uma operação de recolha e partilha de informações que permitiu localizar os evadidos no sul de Espanha, culminando na sua detenção.

Os dois detidos são:

Rodolfo José Lohrmann, cidadão argentino de 59 anos, possui uma longa e perigosa carreira criminosa. É referenciado pelo envolvimento em redes de criminalidade altamente organizada e violenta a nível internacional. Entre os crimes que lhe são atribuídos destacam-se: associação criminosa, branqueamento de capitais, assaltos a bancos, posse de arma proibida, falsificação de documentos e furto qualificado.

Mark Cameron Roscaleer, cidadão britânico de 35 anos, tem registo por crimes de elevada violência, nomeadamente roubo com arma de fogo e sequestro.

A detenção destes dois indivíduos representa o desfecho de uma das mais mediáticas fugas do sistema prisional português nos últimos anos. As autoridades portuguesas e espanholas continuam a trabalhar em conjunto para garantir a extradição dos detidos para Portugal, onde enfrentarão a justiça.

_________________

____________________