ULS Lezíria comemora Dia Mundial da Saúde Mental

8 Outubro 2024, 11:50 Não Por André Azevedo

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) participou na abertura das Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, que teve lugar no WShopping, em Santarém. Esta iniciativa é organizada pelo Município de Santarém em parceria com a FARPA- Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico e conta com o apoio de diversas entidades parceiras, entre as quais a ULS Lezíria.

Ao intervir na cerimónia de abertura, Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, destacou a importância deste tema para a instituição: “Para nós, a saúde mental tem sempre um grande relevo, porque somos uma instituição de saúde e, como tal, é sempre uma preocupação para nós.”

Este ano, a saúde mental no contexto laboral é o tema em destaque. “Enquanto entidade de saúde, devemos preocupar-nos com os nossos profissionais e estamos sempre atentos a isso”, sublinhou Tatiana Silvestre.

A presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria realçou ainda a situação da saúde mental na Europa e em Portugal: “Nos países europeus, mais de 1 em cada 6 pessoas sofre de problemas de saúde mental e Portugal está acima da média europeia. É uma problemática que temos de trabalhar. Não podemos esquecer que existe, apesar do grande estigma que a rodeia. Temos de desmistificar esse estigma.”

Tatiana Silvestre mencionou ainda os projetos desenvolvidos no âmbito da saúde mental pela ULS Lezíria: “Temos vários projetos que se dedicam a diminuir esse estigma, incluindo a nossa organização r.INseRIR, que trabalha com os utentes e com a comunidade. O foco está em reconhecer que a saúde mental é um problema real, mas que não deve ser estigmatizado.”

A sessão de abertura contou ainda com as presenças de Ana Rita Paulos, diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Lezíria, Alfredo Amante, vereador da Câmara Municipal de Santarém, Cláudia Sigalho, em representação do diretor do WShopping, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, e Filipa Martinho, presidente da FARPA.

Logo após, sucedeu-se uma atuação do coro musical da FARPA, protagonizado pelos utentes da instituição, sob a direção do professor Ricardo Gama, do Conservatório de Santarém.

Seguiu-se a inauguração da exposição “Contrastes”, que contempla trabalhos manuais realizados pelos utentes da FARPA, e que pode ser visitada no Piso 1 do W Shopping até ao dia 13 de outubro.

No período da tarde, decorreu no Auditório do Hospital Distrital de Santarém, uma mesa redonda, subordinada ao tema “A Saúde Mental em Contexto Laboral”, que contou com a participação de Marco Duarte, médico psiquiatra da ULS Lezíria, e dos convidados Sónia Pinote Bernardes, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde Ocupacional, e José Gabriel Quaresma, jornalista da CNN. A moderação ficou a cargo de Marcos Pinto, apresentador/jornalista.

____________________