ULS do Estuário do Tejo ainda não ativou plano de contingência para o Inverno
29 Novembro 2024, 11:52A ULS do Estuário do Tejo ainda não ativou o seu Plano de Contingência – Módulo Inverno, uma vez que a afluência à urgência se encontra elevada mas dentro do previsto.
“Existem, no entanto algumas medidas que estão em curso, nomeadamente, medidas de prevenção da doença que foram colocadas em prática, tais como a vacinação contra o vírus da gripe e covid-19”, salienta a administração da ULS à agência LUSA, acrescentando que a continuidade da modalidade de consulta aberta, dirigida a situações não urgentes, “tem tido um papel fundamental no descongestionamento do serviço de urgência”.
No que diz respeito à disponibilidade de equipamentos e materiais, adianta que nesta altura do ano é efetuado um reforço do ‘stock’ de materiais de consumo clínico e produtos farmacêuticos.
“No caso do parque de macas, apesar do reforço efetuado nos últimos dois invernos, com a aquisição de novos equipamentos, este ano já foram adquiridas mais 10 unidades, acrescenta.
A afluência à urgência geral da ULS do Estuário do Tejo, que integra o Hospital de Vila Franca de Xira, está em linha com os anos anteriores em períodos homólogos, com cerca de 20.000 episódios, desde o dia 1 de setembro.
“Em termos médios, na última semana, o Serviço de Urgência Geral registou uma afluência de 241 episódios por dia”, indica o hospital, adiantando que os motivos mais frequentes de deslocação à urgência são “problemas nos membros, dor abdominal, indisposição gástrica, dor de garganta”.
Também o número de internamentos está em linha com o registado em 2023 e com o esperado para esta altura do ano, com cerca de 3.100 internamentos desde setembro, sendo a média de 35 internamentos diários na última semana.
(C/ LUSA)