ULS da Lezíria e Ordem dos Psicólogos Portugueses assinam protocolo de cooperação
28 Maio 2024, 15:27A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) assinaram, no dia 23 de maio, um protocolo de cooperação para avaliar os riscos psicossociais dos profissionais da unidade. Este protocolo inclui a implementação de um questionário para identificar fatores no ambiente de trabalho que possam afetar a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
A ULS da Lezíria compromete-se a designar um psicólogo responsável por esta avaliação e a analisar o impacto das intervenções na saúde ocupacional. Além disso, a unidade permitirá o uso dos dados recolhidos para investigação, garantindo a confidencialidade, e participará em eventos relacionados com a prevenção e intervenção em riscos psicossociais.
A OPP, que promove a campanha Healthy Workplaces, fornecerá os instrumentos de avaliação necessários e integrará o psicólogo responsável em formação específica. A OPP também se envolverá em eventos de apresentação de projetos e resultados da intervenção.
O protocolo foi assinado por diversas figuras de destaque das duas instituições, incluindo Tatiana Silvestre, presidente do Conselho de Administração da ULS da Lezíria, e Cristina Pereira, vogal da Direção da OPP. A cerimónia contou ainda com a presença de outros membros da administração e direção clínica da ULS da Lezíria.