Turismo de Portugal com financiamento para criar novas unidades turísticas
8 Setembro 2024, 12:25O Turismo de Portugal vai disponibilizar uma linha de financiamento com protocolo bancário de cerca de 300 milhões de euros para a construção de novas unidades de turismo e para a requalificação de unidades já existentes.
A informação foi avançada ao NS pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, à margem da inauguração da ExpoMora, na tarde de sexta-feira, 6 de setembro.
Esta linha de financiamento integrará o novo quadro comunitário Portugal2030 e será uma das ferramentas para resolver o problema da falta de camas de hotelaria que a região da Lezíria do Tejo enfrenta, numa altura em que o número de dormidas na região aumentou 15% nos primeiros seis meses de 2024.
Pedro Machado referiu ainda que este aumento da procura é um reflexo do bom trabalho que a marca turística Alentejo e Ribatejo tem vindo a fazer.
Lezíria do Tejo é um território de oportunidades
José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), deu nota ao NS da tendência que se tem sentido na Lezíria, do aparecimento de “promotores com muita vontade de investir naquela zona, com projetos diferenciados e de muita qualidade”, referindo como exemplo hotel de quatro estrelas que vai surgir na zona de Vale de Estacas em Santarém.
“A Lezíria do Tejo é um território de oportunidades”, vincou o presidente da ERTAR, lembrando que o território da Lezíria dispõe de menos camas que a cidade de Évora, embora alertando ainda que o quadro comunitário será muito exigente, com os projetos a terem que ser “muito diferenciadores e com muita qualidade”.