Tribunal de Contas pode deixar Samora Correia a jogar fora da Murteira

16 Janeiro 2023, 21:27 Não Por João Dinis

Embora seja uma hipótese remota, e que o vereador da Câmara Municipal de Benavente, Hélio Justino (CDU) rejeita, até porque existem “outras alternativas”, o atraso do Tribunal de Contas em emitir o visto à aquisição dos terrenos onde está instalado o Estádio da Murteira, em Samora Correia, pela Câmara de Benavente à Companhia das Lezírias, pode levar a que no próximo ano, as equipas do Grupo Desportivo de Samora Correia que disputem os campeonatos nacionais tenham que jogar fora da sua “casa”.

O prazo para licenciamento dos recintos desportivos junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) termina no dia 15 de Fevereiro, e se até lá a situação não estiver regularizada, ou a entidade que gere o futebol em Portugal não reconhecer os documentos apresentados, o Grupo Desportivo de Samora Correia pode ver mesmo as suas equipas a jogar fora do Estádio da Murteira.

Neste momento três equipas, seniores, juniores e iniciados disputam a subida aos escalões nacionais, pelo que a equipa terá que apresentar junto da FPF o licenciamento do seu estádio, para que seja depois validado como local onde serão disputados os “jogos em casa”.

O caso foi esta segunda-feira, 16 de Janeiro, tornado público pela vereadora do PSD Sónia Ferreira, que lamentou que um e-mail de há três meses atrás, sobre o assunto, não tenha ainda tido resposta formal por parte da autarquia.

Sónia Ferreira considera que esta é “uma situação delicada”, correndo o clube o risco de ter que jogar fora de casa, questionado a autarquia que solução tem para resolver o problema.

O vereador Hélio Justino, que detém o pelouro do desporto, confirmou que o Município de Benavente continua a aguardar o visto do Tribunal de Contas, sem o qual não pode finalizar o negócio com a Companhia das Lezírias, esclarecendo no entanto que “só o terreno não é ainda propriedade do Município, mas que todas as infraestruturas são municipais”, pelo que não antevê que possa existir qualquer problema com o licenciamento do recinto junto da FPF.

Sobre o tempo que a vereadora da oposição refere que o Grupo Desportivo de Samora Correia está há espera de uma reposta por parte do Município, Hélio Justino mostrou-se surpreso com esta denúncia por parte do clube, pois existe uma grande proximidade com todos os clubes e associações do concelho, referindo mesmo que fala várias vezes por semana com dirigentes do clube e que estes estão ao corrente da situação.

O Grupo Desportivo de Samora Correia vão com certeza jogar no Campo da Murteira!”, afirmou o autarca na conclusão da sua intervenção.

Recorde-se que em Abril do ano passado a Câmara Municipal de Benavente e a Companhia das Lezírias chegaram a acordo para a aquisição dos terrenos onde está instalado o complexo desportivo, por um valor de 893 mil euros, que seriam pagos na totalidade até 2025.

Em 2020 o Município de Benavente construiu novos balneários no estádio, num investimento de 360 mil euros. Esse equipamento está já ao serviço dos diversos escalões do clube de Samora Correia.

____________________