Três homens detidos por serem responsáveis de dezenas de incêndios florestais

26 Julho 2022, 10:22 Não Por Redacção

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira a detenção de três homens sobre os quais recaem fortes suspeitas de serem responsáveis pelo início de dezenas de incêndios florestais em diversas localidades dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém.

Segundo a PJ, esta investigação, que decorreu através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, teve lugar depois da ocorrência dos focos de incêndio nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Santarém, que levou os inspectores “à recolha de vasto acervo probatório, à identificação, localização e detenção fora de flagrante delito de três homens, de nacionalidade portuguesa”, com idades entre os 27 e 54 anos.

Na primeira investigação em apreço, o arguido detido – um homem com 27 anos de idade – encontra-se indiciado pela prática de dezenas de incêndios, no concelho de Arruda dos Vinhos, cometidos, pelo menos, desde o ano de 2017, refere a PJ em comunicado, que acrescenta que o suspeito apresenta antecedentes relacionados com a prática de crimes da mesma natureza, tendo sido já detido no passado mês de Outubro de 2021, no âmbito de outra investigação por factos de natureza semelhante, tendo-lhe sido aplicada medida de coação não privativa de liberdade.

“A detenção fora de flagrante delito agora executada veio a ocorrer por existirem suspeitas da prática de mais seis incêndios florestais, naquele mesmo concelho”, salienta a força policial.

Numa outra investigação a crimes da mesma natureza, foi detido um homem com 49 anos de idade, indiciado pelo cometimento de quatro crimes de incêndio florestal, ocorridos sensivelmente no mesmo local, em 2020, 2021 e 2022, próximo da residência do arguido, em Vila Verde dos Francos, Alenquer.

Por fim, no âmbito de investigação em curso à ocorrência de seis crimes de incêndio florestal, em Abrã, no concelho de Santarém, “logrou-se a detenção fora de flagrante delito de um homem, com 54 anos de idade,  indiciado pela prática daqueles ilícitos criminais”, referem.

Os três suspeitos ficam agora detidos, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Santarém.

________________

________________________