Travessia da Azervadinha sem empedrado trinta anos depois

24 Outubro 2024, 16:18 Não Por João Dinis

Cerca de trinta anos depois dos moradores pedirem a sua substituição, o piso empedrado da Azervadinha irá ser retirado, numa obra da Infraestruturas de Portugal, que foi esta quinta-feira consignada.

“É uma obra que parece insignificante, mas que significa muito para muita gente”, afirmou Pedro Inácio, responsável distrital da Infraestruturas de Portugal (IP), congratulando-se por finalmente a obra com um valor aproximado de 900 mil euros, ir agora ser realizada, estimando-se que venha a estar concluída até fevereiro de 2025.

Presentes no ato de consignação – entrega do “espaço” ao empreiteiro, esteve o executivo da Câmara Municipal de Coruche, elementos da IP e dois moradores da Azervadinha que nos últimos anos têm lutado para a substituição do pavimento, em nome da qualidade de vida e segurança, Domingos Maia e Fernando Cordeiro, que saíram da Sala de Sessões dos Paços do Concelho com um sorriso rasgado.

Para Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, este foi um dia feliz para Coruche, e sobretudo para a população da Azervadinha, que irá ver a sua qualidade de vida e segurança aumentar significativamente, após a conclusão desta obra.

“A tipologia de pavimento que se encontra atualmente no local é desadequado na atualidade, ainda que perceba que na altura o objetivo seria de diminuir a velocidade na entrada de uma zona habitacional, atualmente não se justifica aquele pavimento”, referiu o autarca.

A realização da intervenção nos cerca de 800 metros de extensão do empedrado da Azervadinha, irá obrigar a um desvio do trânsito, estando as alternativas a ser estudadas entre a IP, autarquia e a empresa que irá realizar a obra, de modo a diminuir os constrangimentos para os automobilistas, moradores e comerciantes.

A obra iniciar-se-á durante o mês de novembro, e a cumprirem-se os prazos de execução, 90 dias, estarão concluídas em fevereiro do próximo ano.

Além desta intervenção, a IP irá também intervir na Estrada Nacional 114, que liga Coruche a Santarém, numa obra que incidirá sobretudo no Pontão da Agolada e área circundante.

____________________