Lezíria do Tejo pode ficar sem transportes públicos a partir de Dezembro

14 Novembro 2023, 19:37 Não Por André Azevedo

O serviço de transportes públicos da Lezíria do Tejo, providenciado pelas empresas Rodoviária do Tejo e Ribatejana, está em perigo de cessar, já que a licença de operação das empresas cesse a 2 de Dezembro.

Ao NS, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, António Torres, explicou que tem havido conversações com as empresas para garantir o serviço enquanto decorrem os trâmites legais da criação da nova empresa municipal, apontando para uma resolução da questão entre quinta e sexta-feira desta semana.

Quanto à empresa intermunicipal, António Torres frisa que os estatutos já foram aprovados em assembleia da CIMLT e enviados para Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, estando a aguardar o parecer positivo da entidade.

O presidente da CIMLT, e da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, mostra-se confiante numa solução que envolva as actuais empresas prestadoras do serviço, explicando ao NS que as licenças vão ser promulgadas de forma temporária e provisória, de modo a garantir que o serviço não seja extinto enquanto o processo de criação da empresa intermunicipal, que irá assumir o serviço, decorre os trâmites necessários.

Relembre que o concurso público para o serviço de transportes públicos ficou deserto, já que ambas as empresas consideraram que o valor do procedimento concursal, cifrado em cerca de oito milhões anuais, não era suficiente para fazer face aos custos que a operação acarreta.

Desta forma, a CIMLT tomou a decisão de avançar para a criação de uma empresa intermunicipal que garanta o transporte público rodoviário entre os 11 municípios da Lezíria do Tejo.

________________

_____________________

_____________________