Trabalhadores da Nobre de Rio Maior em greve segunda-feira

6 Dezembro 2023, 12:45 Não Por Lusa

Os trabalhadores da Nobre Alimentação, na unidade de Rio Maior, em Santarém, vão estar em greve na segunda-feira, acusando a empresa de “falta de vontade” em negociar as reivindicações apresentadas.

“O SINTAB [Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal] remeteu, no passado dia 30, às entidades interessadas, o pré-aviso de greve dos trabalhadores da Nobre Alimentação para o dia 11 de dezembro de 2023, na unidade de Rio Maior, durante todo o dia”, anunciou, em comunicado, a estrutura.

A decisão foi adotada, em 24 de novembro, na sequência dos plenários dos trabalhadores, que acusam a empresa de “falta de vontade da empresa para negociar o caderno reivindicativo” e a “política de salário mínimo nacional como retribuição única e generalizada”.

Esta será a sétima greve dos trabalhadores da Nobre Alimentação em 2023.

O sindicato, afeto à CGTP, sublinhou que, desde há anos, os patrões deste setor negaram aos trabalhadores o direto à contratação coletiva.

Por outro lado, referiu que o setor se tem debruçado com o recurso, quase total, à mão-de-obra estrangeira, “sob contratos precários”, devido à falta de condições atrativas e à inexistência de formação específica.

A Lusa contactou a Nobre Alimentação e aguarda uma resposta.

________________

________________________