Tiragem da cortiça no concelho de Coruche é Património Cultural Imaterial

29 Novembro 2021, 12:34 Não Por Redacção

A Direcção Geral do Património Cultura (DGPC) oficializou esta segunda-feira, a “Tiragem da cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tornando-a a partir de agora Património Cultural português.

A DGPC deu assim o aval à proposta remetida pela Câmara Municipal de Coruche, por entender que “a inscrição da manifestação “Tiragem da cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial reflete os critérios constantes no artigo 10.º do referido diploma, destacando a importância da referida manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da respetiva comunidade e a articulação com as exigências de desenvolvimento sustentável e de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos”, pode ler-se em Diário da República.

A tiragem da cortiça ou descortiçamento é a operação que permite a extracção da cortiça do sobreiro. É o saber-fazer associado à separação da camada de cortiça que acompanha o ciclo de crescimento do sobreiro – sem ter consequências na vitalidade da árvore e permitindo a sua regeneração cíclica e integral – que caracteriza a actividade do tirador e lhe confere grande responsabilidade e um elevado grau de especialização incomparável a qualquer outra actividade florestal, agrícola ou pecuária que igualmente se desenvolve no montado. Trata-se de uma actividade sazonal que se realiza fundamentalmente entre os meses de Maio e Agosto durante a fase mais activa do crescimento vegetativo da árvore.

Com esta candidatura o município de Coruche, que se assume como a Capital Mundial da Cortiça, pretende preservar esta que é uma verdadeira arte, de extrair da árvore um dos produtos mais protegidos do planeta.

Remetido à Direcção-Geral do Património Cultural a 13 de Junho de 2018, este processo viu agora a sua aprovação concluída com sucesso.

________________

________________________