Temperaturas baixam ainda mais a partir de amanhã

20 Janeiro 2022, 17:54 Não Por Redacção

O Instituto Portugues do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas vão baixar ainda mais, já a partir desta sexta-feira, 21 de Janeiro, “devido ao transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu, associada a um anticiclone localizado sobre as ilhas Britânicas.”

De acordo com as previsões do IPMA em especial nas regiões Norte e Centro, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima no dia 21 e uma descida da temperatura mínima no dia 22. Assim, a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 1 e 5°C, sendo ligeiramente superior na faixa costeira, e inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores da ordem de -2 a -5°C.

A temperatura máxima deverá variar entre 10 e 15°C nas regiões Norte e Centro, sendo entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve, e inferiores a 10°C no nordeste transmontano e Beira Alta.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento nos dias 21 e 22, que soprará do quadrante leste, moderado a forte nas terras altas e temporariamente na faixa costeira, o que fará aumentar o desconforto térmico.

Haverá formação de geada, em especial no interior e nos vales abrigados do litoral.

Tendo em conta esta situação, o IPMA emitiu avisos de tempo frio, em grande parte dos distritos do território continental, entre eles os de Santarém e Évora.

________________

________________________