“Tejo a Copo” mostrou vinhos da região com Santarém a garantir apoio aos produtores locais (com Fotos)

12 Março 2023, 11:13 Não Por Redacção

O Convento de São Francisco, em Santarém, recebeu este sábado o “Tejo a Copo”, que deu a degustar às centenas de pessoas que ali se deslocaram vinhos de 26 produtores da região de Santarém.

Os visitantes que adquirissem um copo, no valor 3,5 euros, podiam provar todos os vinhos que os produtores trouxeram para o evento, podendo depois adquirir garrafas a preços promocionais.

O evento contou ainda com três sessões/debates sobre o vinho, bem como com animação musical a cargo de um DJ e da banda “Gato Maltês”.

Nesta edição o Município de Santarém e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR TEJO) assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de apoiar a promoção dos vinhos produzidos no concelho de Santarém com o selo Vinhos do Tejo.

Desta forma, o Município vai financiar com cinco mil euros, a participação dos vinhos do Tejo certificados em concursos nacionais e internacionais até ao final de 2023.

Segundo a autarquia escalabitana, “este apoio insere-se no âmbito da estratégia do Executivo no apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho.”

Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, afirmou que “com este Protocolo, estamos a participar com a CVR Tejo numa iniciativa que visa a aposta, a promoção e a afirmação da atividade agrícola concelhia, na dinamização do agronegócio do território e na nossa região vitivinícola”.

Com esta iniciativa, o Município pretende aumentar a visibilidade dos vinhos produzidos em Santarém oriundos da Quinta da Ribeirinha, da Quinta do Arrobe, da Quinta Monteiro de Matos, da Adega de Alcanhões, Duarte Durão e da Escola Superior Agrária de Santarém.

Luís de Castro, Presidente da Direção CVR Tejo, referiu que “a missão da CVR Tejo consiste em ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço. Ao longo dos últimos anos, a CVR Tejo tem desenvolvido um trabalho notório, junto dos produtores, permitindo a divulgação dos vinhos e o crescimento da região dos vinhos do Tejo, quer a nível nacional quer a nível internacional.”

A participação nesses concursos, tem um retorno considerável na divulgação dos vinhos do Tejo, sendo de relevante interesse para o desenvolvimento da região, e dos concelhos a que respeitam os seus produtores, neste caso Santarém, promovendo-se uma atividade agrícola e económica de interesse municipal, mas também regional e nacional, contribuindo para o seu crescimento e reconhecimento.


Fotografias: Direitos Reservados / CMS

________________

_____________________

_____________________