Teatro Sá da Bandeira de Santarém recebe concertos de liberdade
21 Março 2024, 13:00O Teatro Sá da Bandeira de Santarém receberá durante o próximo mês vários concertos comemorativos dos 50 anos do 25 de Abril, num momento em que se assinalam 50 anos sobre a liberdade portuguesa.
O primeiro tem lugar no dia 5 de abril, às 21h30, com o cantor Manuel Freire, um dos nomes incontornáveis da canção de intervenção, no âmbito dos 12 anos da AJA Santarém-Associação José Afonso.
Manuel Freire acompanhado por João Paulo Esteves da Silva ao piano e por Ricardo Dias ao acordeão cantará alguns temas que fizeram história na resistência ao regime salazar-marcelista com destaque para “Pedra Filosofal”, poema de António Gedeão, que se tornou num hino e numa bandeira da resistência contra a ditadura do Estado Novo e, de certa forma, contra a guerra.
No dia seguinte, 6 de abril, o álbum “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado” e “Faminta”, da artista brasileira Bia Ferreira, personifica-se no palco do Teatro Sá da Bandeira de Santarém, às 21h30.
Com quase uma década de atuação e presença nos grandes circuitos musicais, a artista compositora, multi-instrumentista e ativista Bia Ferreira, de Minas Gerais, define, a sua música como “MMP – Música de Mulher Preta”.
Os direitos das mulheres, dos negros, da comunidade LGBTQI+, do racismo, da homofobia, do feminismo, do amor e da política estão no centro das letras de Bia Ferreira: a “missionária da revolução” para quem cantar é educar e espalhar a palavra.
Os seus energéticos concertos são muito mais que apenas música: são um espaço de esclarecimento, provocação, motivação e de luta por aquilo em que acredita.
Os bilhetes para os concertos de Manuel Freire e Bia Ferreira custam 5 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Sá da Bandeira, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
Venda e reservas de bilhetes é possível também através da plataforma online – BOL https://cmsantarem.bol.pt e nas lojas Worten, CTT e FNAC.