O Teatro Sá da Bandeira (TSB) tem abertas as inscrições para um conjunto de iniciativas artísticas integradas no projecto “Boba da Corte”, desenvolvido em parceria com a Artemrede e a criadora Gaya de Medeiros. A proposta inclui um workshop de corpo e dança e um programa de mentoria artística dirigido a criadores locais.
O workshop decorrerá entre os dias 4 e 7 de maio, das 18h00 às 20h30, sendo dirigido a todos os interessados em explorar o corpo e o movimento. A participação é gratuita, mediante inscrição através de correio electrónico. A iniciativa pretende proporcionar um espaço de experimentação e contacto directo com o trabalho da artista, reconhecida no campo das artes performativas.
Paralelamente, encontra-se aberta uma convocatória para uma mentoria artística de um ano, destinada a artistas do concelho de Santarém ou com forte ligação ao território. O programa visa apoiar a criação de uma peça de curta duração, a apresentar em maio de 2027, no TSB, antes das sessões do espectáculo “Boba da Corte”.
Segundo a organização, a chamada dirige-se a artistas das áreas do teatro, dança e artes performativas, “interessados em desenvolver uma cena curta que será apresentada em conjunto com o espectáculo”. Apesar da integração no projecto global, “a/o artista seleccionada/o terá plena autonomia temática na criação da sua cena”.
A mentoria inclui sessões privadas de acompanhamento com Gaya de Medeiros e a sua equipa, bem como um apoio financeiro de 800 euros para produção. Entre os requisitos de candidatura estão a idade mínima de 18 anos, experiência prévia em artes performativas e disponibilidade para participar nas oficinas iniciais, sendo obrigatória a presença no workshop de maio.




