Teatro assinala Dia Municipal da Igualdade em Coruche

21 Outubro 2021, 18:07 Não Por Redacção

A peça de teatro “Conversas Outrora Não Admitidas”, do grupo de teatro ATA – Acção Teatral Artimanha, irá assinalar o Dia Municipal da Igualdade em Coruche, exibindo-se no próximo domingo, 24 de Outubro, a partir das 18 horas, no Auditório do Pavilhão Desportivo de Coruche.

A peça, de entrada gratuita para maiores de 16 anos, reflecte com humor e sem preconceitos a relação da mulher com a sua própria sexualidade, propondo uma abordagem hilariante, mas também séria e íntima ao indecifrável universo feminino.

A iniciativa surge no âmbito do programa municipal “Pontes para a Igualdade – Cidadania Participada, Igualdade Alcançada” e conta com o apoio institucional da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Integradas também no assinalar no Dia Municipal da Igualdade, que em Coruche se assinala desde 2016, ano em que o Município de Coruche aderiu à Carta Europeia para a Igualdade entre Homens e Mulheres vão realizar-se duas videoconferências.

A primeira propõe-se destacar a presença das mulheres na política autárquica e a segunda aborda a dificuldade de conciliação entre o trabalho e a vida familiar. Assim, no dia 25 de Outubro, entre as 10 horas e as 12h30, acontece a conferência “Mulheres e o Poder Local”, que será transmitida na página de Facebook da CIG. A sessão conta com a participação de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e de cinco mulheres que se destacam pela sua participação activa no poder local. Céu Neves, jornalista do Diário de Notícias, modera o debate, cujas inscrições para participação estão abertas via Zoom. Também no dia 25, entre as 14h30 e as 17 horas, realiza-se a conferência “Teletrabalho: oportunidades e ameaças à conciliação”, coordenada pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, com inscrições também abertas.

Recorde-se que o dia 24 de Outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado desde 2010 por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português. Sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, organizações da sociedade civil e entidades públicas de diferentes pontos do País realizam, durante o mês de Outubro, mais de 200 iniciativas presenciais e online por todo o território continental e ilhas. Nesse sentido, o Município de Coruche assume o compromisso no sentido de afirmar-se como motor da mudança, de forma a contribuir para eliminar a persistência e a reprodução das desigualdades, tornando a sociedade mais justa, inclusiva e democrática, e actuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa –, ou seja, para os seus trabalhadores e para os seus munícipes.

________________

_____________________

_____________________